Neste guia, vamos ensiná-lo a usar o Auslogics Disk Defrag, uma das melhores opções para desfragmentar o seu disco rígido. No entanto, antes de começar a explicar as funções do programa, é fundamental que você entenda como funciona o HD e precisamente para que serve a desfragmentação dos arquivos.

É tudo uma questão de organização

Isso mesmo! Desfragmentar o disco nada mais é do que organizar os arquivos existentes nele, facilitando a leitura e, desta forma, melhorando o desempenho geral do computador. Em sistemas operacionais, em especial nos anteriores ao Windows Vista, os arquivos são gravados no disco rígido de forma espalhada.

Assim, é necessário unir todos os fragmentos dos processos antes de executá-los. Quanto mais fragmentados seus arquivos estiverem, mais demorará para executá-los. Por este motivo é fundamental desfragmentar os seus discos rígidos periodicamente. Veja o exemplo destes arquivos no desfragmentador padrão do Windows XP.

Antes, em vermelho, os fragmentados. Depois, em azul, os desfragmentados.

Auslogics Disk Defrag

Neste artigo vamos ensiná-lo a utilizar um programa específico para desfragmentar seu disco rígido, já que os desfragmentadores originais do Windows não conseguem tanta eficiência quanto alguns aplicativos de terceiros.

Assim que você baixar e instalar o Auslogics Disk Defrag, já poderá começar a desfragmentação. Para isso, siga os seguintes passos:

1.    Escolha o disco rígido ou pasta que deseja desfragmentar, clicando em “Next” após isso.

2.    Aguarde a desfragmentação, podendo pausá-la ou pará-la a qualquer momento.

Basta escolher o disco e iniciar a desfragmentação.

Configurando o programa

Clicando em “Settings”, localizado no canto superior direito da janela do aplicativo, você poderá acessar as opções dele. Na aba “General”, é possível alterar entre os idiomas alemão e inglês, além de conferir a versão do aplicativo que você está usando.

Em “Defragmentation” você poderá definir algumas características da desfragmentação, que são:
Remove temporary files before defragmentation – Permite remover os arquivos temporários do seu sistema antes de realizar a desfragmentação, o que pode melhorar o resultado final do processo, já que os arquivos temporários ocupam espaço e em pouco tempo são eliminados do computador.

Escolha entre as abas de configuração.

Display removable drives – Serve simplesmente para que o aplicativo busque por dispositivos de armazenamento removíveis no seu computador. Desta forma, você poderá desfragmentar também HDs externos, pendrives e aparelhos semelhantes.

CPU Usage – Esta opção é importante quanto ao tempo que a desfragmentação demorará. Se você não for utilizar o computador para outras tarefas enquanto o desfragmenta, coloque a opção como “Highest”, dedicando todo o processamento para a tarefa.

Conclusão

Desfragmentar o seu disco rígido, eliminando os arquivos dispersos nele e organizando-os de forma segura é uma tarefa que deve ser levada em consideração pelos usuários. Em questão de poucos minutos, você pode melhorar consideravelmente o tempo de execução de processos e aplicativos depois de uma desfragmentação bem sucedida.

Cupons de desconto TecMundo: