Como bloquear as atualizações do ex-namorado(a) e outras pessoas indesejáveis no Facebook

2 min de leitura
Imagem de: Como bloquear as atualizações do ex-namorado(a) e outras pessoas indesejáveis no Facebook

Os usuários que costumam acessar assiduamente o seu perfil nas redes sociais, e acompanhar as publicações dos amigos, provavelmente se deparam com postagens de pessoas que não são tão desejáveis. Com o passar do tempo, essa situação se torna cada vez mais chata e incômoda.

No caso dos usuários do Facebook, essa situação está longe de ser um problema sem solução. A rede social disponibiliza uma função que possibilita o cancelamento das atualizações de pessoas indesejáveis, seja ela ex-namorado(a) ou simplesmente alguém que não gostamos.

O melhor dessa funcionalidade oferecida pelo Facebook é que o usuário pode ocultar as postagens sem que o seu “amigo” fique sabendo da ação realizada. Dessa forma, você evita a criação de desavenças desnecessárias e fica livre de postagens incômodas.

Pré-requisitos

Este é um tutorial específico para os usuários que possuem uma conta ativa no Facebook. Se esse não é o seu caso, mas você gostaria de ingressar na comunidade que já conquistou milhões de pessoas ao redor do mundo, clique sobre o botão relacionado ao artigo que ensina como fazer uma conta na rede social.

  • Facebook

  • Como fazer um Facebook

Faça você mesmo

A seguir são mencionados os passos que devem ser seguidos para que a ocultação de postagens indesejadas seja ativada. As etapas estão dividas em dois blocos, sendo que o segundo mostra como conferir a lista completa com todos os amigos bloqueados e como fazer para cancelar a ação realizada.

Oculte atualizações de usuários indesejáveis

1. Primeiramente, faça o login no Facebook;

2. Em seguida, acesse o seu Feed de notícias na rede social. Nessa página, é possível ver, comentar, curtir e compartilhar as publicações enviadas por seus amigos;

3. Quando você passa o cursor do mouse sobre uma postagem, é mostrado um pequeno “X” na parte superior direita do item.

4. Clique sobre este botão para acessara funcionalidade de ocultação;

5. Por padrão, são três as possibilidades exibidas: “Ocultar essa publicação”, “Ocultar todos por [nome do autor da postagem]” e “Denunciar publicação ou spam”.

Observação: no caso de publicações que envolvam aplicativos específicos, como vídeos do YouTube e postagens do Twitter, o Facebook oferece uma quarta opção (“Ocultar todos por [nome do programa ou site]”) que permite a ocultação de todas as atualizações vindas desses dispositivos.

6. Clique sobre a ação que você deseja desempenhar e o Facebook retorna uma mensagem confirmando a ocultação. Nesse mesmo texto, a rede oferece a opção de “Editar opções do Feed de notícias”, bem como de “Excluir amigo [nome do usuário]”.

Lista de amigos bloqueados e cancelamento da ocultação

1. Quando você clica na opção “Editar opções do Feed de notícias”, que aparece quando você ativa a ocultação das postagens de um amigo, é aberta a tela com a lista completa dos usuários bloqueados. Nessa mesma janela, também é possível desfazer a ação. Porém, se você não clicou nesse link naquele momento, e deseja acessar essa tela agora, é preciso utilizar outro caminho;

2. No topo da página, na parte central, clique em “Mais recentes” para abrir uma janela de opções;

3. Certifique-se de que o item “Mais recentes” está selecionado;

4. Em seguida, clique em “Editar opções...”, o último item dessa tela;

5. Ao fazer isso, é aberta a janela “Editar as configurações do Feed de notícias”, mostrando a lista dos amigos bloqueados na seção “Ocultar publicações de:”;

6. Para cancelar o bloqueio, clique sobre o “X” exibido no lado direito do nome da pessoa. No mesmo instante, as publicações desse usuário passam a fazer parte do seu Feed de notícias novamente.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.