Site de emprego coloca cultura e valores acima da experiência profissional

1 min de leitura
Imagem de: Site de emprego coloca cultura e valores acima da experiência profissional

Na área de desenvolvimento de tecnologia, diversas empresas gastam muito dinheiro para encontrar o candidato mais bem preparado tecnicamente para exercer o cargo. Pensando nisso, Lynne Tye, especialista na área de engenharia de software, resolveu alterar o processo e criou um site onde as companhias não colocam o que esperam de experiência do possível colaborador, mas sim a cultura e os valores que das próprias empresas.

O nome da página é “Key Values”. Existem diversas diferenças se comparada aos sites comuns de anúncio de emprego, por exemplo: nele não são exibidos salários, mas sim o que o candidato deve esperar da rotina de trabalho. A empresa que deseja cadastrar vagas no site pode listar até oito características organizacionais que considerem relevantes para a vida do colaborador. As opções variam desde equilíbrio entre trabalho e vida pessoal até a estrutura física.

Site

Um exemplo encontrado no site é a empresa “Sensor Tower”, que diz que possui uma “organização plana” e está focada no “crescimento pessoal” do colaborador, além de que, para os que possuem dificuldades de atenção, ela conta com um “layout de escritório pensativo”. Outra empresa é a “Inntopia”, que afirma que o melhor ponto de venda é aquele que “tem boa cerveja”. Ou seja, a diversidade de opções é grande.

Sensor Tower

A idealizadora desse projeto, a Lynne Tye, possui PHD em neurociência e, conforme dito anteriormente, é engenheira de software. O que a levou a pensar nessa maneira de ir atrás de candidatos foi como as suas experiências profissionais ocorreram em seu primeiro emprego, ela trabalhava de 80 a 90 horas por semana.

Lynne Tye

“Eu amo compará-lo com um namoro, porque é o que realmente é para mim. Por exemplo, após término, você tende a ser hiperativo e procurar as coisas que faltavam em seu relacionamento anterior. É o mesmo para o trabalho”, afirma Tye.

Outro fator que a fez criar o site foi que, por diversas vezes em sua vida, encontrou engenheiros que, de pelo menos seis meses trabalhando em uma empresa, já estavam procurando outro emprego. Ela ainda afirma que “Se as pessoas simplesmente demorassem algum tempo para realmente avaliar o que mais interessa para elas e encontrar um lugar onde compartilhem esses valores, eles seriam muito mais propensos a ficar por mais tempo”.

Atualmente, o site está totalmente em inglês. Não existe informação sobre a inclusão de empresas brasileiras nele, mas seria uma ideia muito interessante no Brasil, visto que nossa diversidade cultural e de valores.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.