Confira 13 dicas para fazer buscas no Google como um profissional

2 min de leitura
Imagem de: Confira 13 dicas para fazer buscas no Google como um profissional
Avatar do autor

O Google é, sem dúvidas, um dos melhores e mais utilizados buscadores em toda a web. A sua vantagem perante aos seus concorrentes é a eficácia em mostrar resultados, que podem ser explorados ainda mais com a ajuda de alguns truques.

Saiba como personalizar ainda mais a sua busca para obter melhores resultados!

1- Personalizando a URL

Ao acessar o Google, você já deve ter percebido que a URL é personalizada de acordo com o país onde ele está sendo acessado. Por exemplo, no Brasil é .com.br e nos Estados Unidos, .com.

Para buscar informações internacionais, utilize a extensão de cada país. No Reino Unido, seria .co.uk; na Itália, .it, entre outros.

Também é possível conferir resultados de outros países usando o seguinte truque: digite logo após o termo a ser buscado a palavra “location:” e depois o nome do país. Exemplo: “iphone location:itália”.

2- Aproveitando as sugestões do Google

Quando estamos digitando termos de busca na caixa de pesquisa, o Google sugere algumas frases. Essas sugestões acontecem com o intuito de ajudar o usuário a encontrar o que ele está procurando e, de fato, são efetivas.

Então, faça bom uso das sugestões!

3- Usando aspas

O uso de aspas nos termos de buscas faz com que os resultados sejam mais específicos.

As aspas podem ser utilizadas em frases inteiras ou apenas em algumas palavras.

4- Busca por principais resultados em sites específicos

Para conferir os principais resultados de uma página, basta digitar “site:” e o endereço sem o “http”. Exemplo: site:tecmundo.com.br.

5- Busca por um determinado resultado em sites específicos

Caso precise fazer uma busca dentro de um site, não é preciso usar o buscador dele. No Google, digite "site:", o endereço sem o "http" e o termo a ser pesquisado. Exemplo: site:tecmundo.com.br iphone.

6- Excluir determinados termos

Se na hora de fazer uma busca você já sabe que alguns termos desnecessários também serão pesquisados, saiba que existe uma maneira de excluí-los.

Digite o termo e, ao lado, o sinal de menos (-) seguido da palavra que não deseja que seja buscada. Exemplo: android oreo -atualização.

7- Usando como dicionário

Para descobrir o significado de uma palavra sem precisar procurar entre os resultados, digite “define:” seguido da palavra.

8- Busca apenas por imagens

Para conferir os resultados de buscas de imagens no topo, digite "imagens:" e o termo.

9- Busca por sites relacionados

Se precisar procurar por um site alternativo ao que já usa frequentemente, digite na barra de buscas "related:" e o endereço da página. Exemplo: related:tecmundo.com.br.

10- Fazendo contas

A sua página do Google pode servir de calculadora. Para isso, basta digitar a sua conta na barra de buscas e apertar "Enter".

Também é possível digitar apenas “calculadora” para abrir o recurso.

11- Conferir a previsão do tempo

Para conferir como vai ficar o clima em uma determinada região sem precisar acessar o site, digite “previsão do tempo” acompanhado da cidade.

12- Conversões

Precisa converter moedas? Unidades de medida? Basta digitar o que você quer diretamente na barra de buscas.

13- Nascer e pôr do sol

Para saber quando o sol vai nascer ou se pôr na sua cidade, digite “nascer do sol” ou “pôr do sol” seguido da cidade.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
Confira 13 dicas para fazer buscas no Google como um profissional