#Parabéns! Hashtag completa 10 anos agregando temas e assuntos na internet

1 min de leitura
Imagem de: #Parabéns! Hashtag completa 10 anos agregando temas e assuntos na internet

Se você tem pouco mais do que 10 anos de idade e está lendo isso, sim, já existiu um mundo onde a “hashtag” (#) – também chamada de “jogo da velha”, “cerquilha” ou “cardinal” – servia apenas para o tal do jogo onde bolinhas e xizinhos se enfrentam e estava presente em um botão esquisito que não servia para nada aparentemente nos aparelhos telefônicos fixos e nas teclas dos celulares.

Porém, há exatamente 10 anos, Chris Messina sugeriu em um tweet que as pessoas agrupassem assuntos de discussão no Twitter usando o caractere # antes de palavras, reunindo discussões e facilitando a vida dos usuários na hora de encontrar uma sequência específica de mensagens. Confira o tweet original que “criou” a hashtag na internet:

Quase todo mundo usa

A ideia realmente caiu no gosto do povo e acabou saindo do Twitter e se espalhando não apenas por outras redes sociais, como o Facebook e o Instagram, mas chegou até a ser incorporada na linguagem do cotidiano de usuários ávidos desses serviços na internet. Quem nunca ouviu alguém, no mundo real mesmo, falando “hashtag” alguma coisa? Pode ser um vício de idioma estranho, mas é a maior prova de que a ideia de Messina deu supercerto.

No fim das contas, a hashtag antes de termos acabou sendo adotada por toda a internet, desde usuários comuns até perfis corporativos de grandes empresas, que viram a importância do seu uso para filtrar a imensa quantidade de conteúdo postado na rede mundial todos os dias. E você, também usa a hashtag para encontrar coisas mais facilmente ou para que acessem mais diretamente aquilo que publica na internet? Conte para a gente aqui nos comentários do #TecMundo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.