Com o Android se mostrando uma plataforma bastante visada por malwares, trojans e outras armas dos cibercriminosos, é relativamente comum que a Google libere updates regulares de seus produtos para dar uma reforçada na proteção do sistema. Agora, no entanto, a Gigante das Buscas está levando essa ideia adiante para o outro lado do muro: oferecendo uma atualização de segurança para o aplicativo do Gmail no iOS.

A nova versão do app de emails traz um bem-vindo recurso antiphishing ao programa, dando mais chances para impedir que o usuário desavisado caia em mensagens falsas ou acesse links maliciosos. A ferramenta foi adicionada ao Android há cerca de um mês e deve ser disponibilizada em ondas aos usuários de iPhones dentro dos próximos 15 dias.

App ajuda a evitar ataques via links maliciosos

Com o programa atualizado, uma caixa de alerta vai aparecer no seu celular avisando dos riscos da ação sempre que você tocar em uma URL que leve a um endereço suspeito ou a uma página hospedada em domínios considerados não seguros. A partir daí, cabe ao indivíduo decidir se o acesso vale ou não o risco.

A boa notícia é que o Gmail oferece um aviso adicional antes de deixar o usuário à mercê de suas escolhas: uma nova notificação – desta vez, no próprio navegador – que explica que o site em questão foi identificado como falso. Bacana, hein? Vale notar, porém, que a segurança para o restante da navegação pela internet ainda depende do seu comportamento online e dos cuidados tomados durante acessos fora do app.

Cupons de desconto TecMundo: