Como Usar Windows Live Messenger

6 min de leitura
Imagem de: Como Usar Windows Live Messenger

O Windows Live Messenger é simplesmente o comunicador instantâneo mais utilizado do Brasil. A cada nova versão, torna-se mais robusto e busca atender cada vez mais as necessidades dos usuários. Como a quantidade de funções deste comunicador não pára de crescer, desenvolvemos este guia prático especialmente para quem pretende começar a utilizá-lo a partir de hoje ou que ainda encontra dificuldades em determinadas tarefas.
 
Primeiros passos

Antes de explorar o programa, obviamente que devemos instalá-lo. Baixe-o clicando aqui  e, caso tenha dúvidas, acompanhe o guia Como Instalar clicando aqui. Assim que terminar o processo de instalação, a janela principal do Windows Live Messenger será exibida.

Janela principal.

Para quem já possui uma Windows Live ID — uma conta de e-mail no Hotmail, por exemplo — basta preencher os campos Endereço de email, Senha e clicar em Entrar. Caso ainda não possua uma conta de usuário, clique em Inscrever-se para um Windows Live ID e siga as instruções exibidas na tela.

Note que, na janela principal, aparecem algumas opções de login. São elas:

  • Entrar como: Online – clicando em Online, você pode selecionar diversas opções de estado antes mesmo de entrar no programa: Ocupado, Volto logo, Ausente, Em ligação, Em horário de almoço e Aparecer offline.

  • Lembrar-me: grava o seu endereço de e-mail no programa.

  • Lembrar minha senha: salva a senha de usuário no programa.

  • Entrar automaticamente: faz com que o Windows Live Messenger entre automaticamente após ser iniciado.

Note que, se você optou por salvar as suas informações, na segunda execução do programa aparecerá a opção (Esquecer-me). Clique nela para apagar os seus dados de login.

Utilize esta opção para apagar seus dados de login.

Para começar o uso do programa, basta clicar em Entrar.

Configurando

As configurações do Windows Live Messenger são bem intuitivas. Todas as ferramentas oferecem descrições detalhadas e encontram-se divididas em categorias. Para acessá-las, clique sobre o botão Mostrar Menu — no lado direito da janela principal —, aponte para Ferramentas e clique em Opções.

Configurando seu messenger.

Opções

  • Pessoal: definem-se dados como apelido (nickname), mensagem pessoal, imagem de exibição, perfil público e opções de estado (status) e webcam.

  • Geral: permite ajustar alguns comportamentos do programa, como iniciar juntamente com Windows e permitir a entrada automática assim que conectado com a Internet.

  • Mensagens: as configurações desta sessão afetam diretamente as janelas de conversa. Nela, ajusta-se a fonte a ser utilizada nas conversas, a permissão de envio/recebimento de pedidos de atenção, ativa/desativa o histórico das conversas e altera-se o modo como serão exibidas as mensagens enviadas offline (enquanto você estava desconectado).

  • Alertas e Sons: esta opção permite que você personalize os sons a serem emitidos na ocorrência de eventos (nova mensagem, contato on-line etc.) e a exibição de alertas (aquela janelinha que aparece sobre o relógio quando um contato fica on-line, por exemplo).

  • Pastas de Compartilhamento: opção para o gerenciamento da sua pasta compartilhada, pela qual pode-se partilhar facilmente arquivos com outros contatos do Windows Live Messenger.

  • Transferência de Arquivos: este é um item que merece atenção, já que são inúmeros os casos de vírus disseminados por mensageiros instantâneos. Além de escolher a pasta onde os arquivos serão salvos, você pode optar por verificar os arquivos com um software antivírus ou rejeitar todas as transferências de arquivos desconhecidos ou inseguros. Ainda nesta aba, ativa/desativa-se o compartilhamento automático de plano de fundo.

  • Guias: serve para alterar a exibição das guias da janela principal — aqueles botões de serviços diversos, dispostos verticalmente à esquerda da lista de contatos.
    Privacidade: nela são gerenciadas as listas de bloqueios e de permissões de contatos.

  • Segurança: algumas opções adicionais para ampliar a segurança dos seus dados no programa, como a codificação de informações.

  • Conexão: nesta opção se obtém informações sobre a sua conexão com a Internet. Ainda nela, é possível definir manualmente as configurações de conexão.

Janela com todas as opções.

Adicionando um contato
1.
Isso é muito simples! Logo acima da lista de contatos, clique sobre o botão Clique aqui para adicionar um contato..


2. Informe o email do seu amigo no campo Endereço de imagens instantâneas.


3. Clique em Adicionar Contato e pronto! O seu novo contato já se encontra na sua lista. Agora é só aguardar ele aceitar o seu convite.

Janela utilizada para adicionar seus novos contatos.

Como você deve ter percebido, na janela Adicionar Contato existem inúmeras outras opções. Esses itens podem ser preenchidos opcionalmente para detalhar ainda mais as informações sobre o seu contato, como nome completo, data de aniversário, cidade e assim por diante. Os informações armazenadas ficarão restritas à sua conta, ou seja, apenas você poderá visualizar os dados inseridos.

Adicione mais informações sobre seus contatos.

Gerenciando a lista de contatos

A lista de contatos, apesar de ser algo trivial, também tem lá os seus recursos. Ela pode ser organizada de três maneiras: em grupos, estado de exibição dos contatos e espaço atualizados recentemente — esta a menos utilizada. Além disso, pode-se optar por exibir os apelidos, e-mail ou nomes personalizados dos contatos. Essas e outras opções podem ser ajustadas através do botão Mostrar Menu, opção Contatos.

Gerenciando seus contatos.

Para interagir diretamente com um contato, basta clicar com o botão direito do mouse sobre ele e selecionar uma das opções do Menu de Contexto. Não há segredo. É só escolher o que quer fazer e clicar! Para iniciar uma conversa, você também pode utilizar o clique duplo com o botão esquerdo do mouse.

Interagindo com algum dos seus contatos.

Conversando com um contato

Com certeza essa é a parte mais interessante do programa. Basicamente, você só precisa escrever o que deseja enviar e pressionar Enter no teclado. Porém, neste guia vamos apresentar algumas atividades que tornam as conversas ainda mais interessantes.

  • Chat: essa função permite que você convide mais pessoas para uma mesma conversa, criando assim uma espécie de sala de bate-papo. É só clicar no botão Chat. e adicioná-las!
  • Compartilhe arquivos: clicando no botão Compartilhar arquivos. você acessa a sua pasta compartilhada. Todos os arquivos que você adicionar nela serão disponibilizados a seus contatos.

  • Use o microfone e a sua webcam: deixe a suas conversas ainda melhor utilizando os recursos de áudio e vídeo do Windows Live Messenger. Clicando no botão Utilizar microfone e webcam. pela primeira vez, serão solicitadas algumas configurações de som e imagem. Assim que terminar, já poderá ver e ouvir os seus contatos e vice-versa — desde que ambos possuam webcam, microfone e caixas de som, obviamente.
  • Faça ligações: clicando no botão Fazer ligações., você terá uma janela semelhante a anterior, porém sem o recurso de webcam. Deste modo, você pode ouvir e falar com outras pessoas e desempenhar outras atividades no computador.
  • Outras atividades e jogos: nos botões Outras atividades. e Jogos. você têm uma série de atividades e jogos, respectivamente, para realizar com o seu contato. Mais uma vez, é só clicar e escolher o que deseja fazer!

Janela de conversa.

  • Ferramentas para a conversa: logo acima da caixa de conversação, há alguns botões com recursos extras para você incrementar suas conversas. Da esquerda para a direita :

Utilize algumas ferramentas para aprimorar suas conversas.

  • Emoticons: pequenas imagens que expressam emoções, como felicidade, surpresa, amor etc.

  • Winks!: imagens animadas para dar aquela descontraída.

  • Pedido de atenção: você escreve, escreve e a pessoa não responde? Envie um pedido de atenção, o qual com certeza chamará a atenção do seu contato.

  • Mensagem de voz: mantenha pressionada a tecla F2 do teclado e fale algo ao microfone. Assim que soltar a tecla, o que você disse será enviado ao seu contato.

  • Alterar fonte: personalize a cor, tamanho e a própria fonte utilizada nas conversas.

  • Plano de fundo: selecione um plano de fundo para a janela de conversa e, se quiser, compartilhe-a com a pessoa do outro lado da conversa.

Desenho a mão livre!

Cansou de ficar digitando? Então utilize o recurso Manuscrito e envie desenho ao seu contato ao invés de texto. Nela, você terá os recursos básicos para desenho, inclusive grades para lhe auxiliar na precisão dos desenhos. Ente recurso se encontra no canto inferior esquerdo janela .

Envie desenhos ao invés do texto.

Personalize-o ao seu gosto!

Que tal deixar o Windows Live Messenger de outra cor? Ou quem sabe deixar a janela de cada contato em uma cor diferente? Clicando no botão Alterar o esquema de cores, disponível tanto na janela principal como na de conversa, você pode utilizar uma das cores predefinidas pelo programa ou selecionar qualquer outra personalizada.

Deixei o WLM de acordo com o seu gosto.

Quem diria que um mensageiro instantâneo popular como este pudesse conter tantos recursos assim? O pontapé inicial foi dado! Agora explorar o Windows Live Messenger a fundo fica sob o seu comando.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.