Medidor da PROTESTE mostra se você paga por uma internet que não recebe

1 min de leitura
Imagem de: Medidor da PROTESTE mostra se você paga por uma internet que não recebe

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (PROTESTE) está sempre de olho no desempenho das empresas no Brasil. Para isso, a associação acaba de lançar uma nova ferramenta que vai medir a velocidade de internet entregue de fato pela sua operadora, algo que pode ajudar você a descobrir se está pagando por algo que não está recebendo.

A PROTESTE cita um dado da Agência nacional de Telecomunicações (Anatel) para afirmar que as prestadoras de serviço de internet oferecem, em média, apenas 65% da meta de qualidade estabelecida para a internet no Brasil. Por aqui, a Anatel obriga as empresas a entregarem uma velocidade equivalente a pelo menos 80% do plano contratado — ou seja, se você paga 20 Mbps, deve receber pelo menos 16 Mbps.

Teste a sua velocidade

A nova ferramenta da PROTESTE (que pode ser acessada aqui) é um medidor convencional, contudo, com duas diferenças básicas em relação a outros do gênero, como o teste de velocidade do TecMundo. A primeira é que você precisa fazer um cadastro para usá-la — algo que pode ser facilmente apagado posteriormente.

A segunda diferença é que o medidor da PROTESTE armazena seus dados e cria uma média mensal. Por isso, a instrução da associação é para você realizar uma medição por dia durante o período de um mês a fim de averiguar se ao menos 80% da velocidade contratada é oferecida. Caso não seja, o medidor indica quanto dinheiro você está perdendo com a diferença entre o contratado e o oferecido.

A medição confere o ping, a velocidade de download e também a velocidade de upload da sua conexão. Vale lembrar ainda que medições como estas devem ser feitas apenas em dispositivos conectados via cabo à internet, visto que redes WiFi podem causar perdas inerentes à tecnologia sem fio.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.