A preocupação com segurança hoje em dia é crucial para qualquer um que utiliza um computador e acessa a internet. Estamos sempre expostos a perigos, desde os mais simples até aqueles que podem danificar seus dados, roubar informações, etc.

Quando se trata de redes, possuir um bom firewall é essencial para evitar acessos indevidos à era, garantindo assim a segurança e a privacidade de seus dados. O Windows possui um dispositivo de segurança do gênero, porém, existem outros programas, com mais opções e que protegerão ainda mais a sua rede.

O Baixaki lhes ensina agora a como utilizar o Comodo Personal Firewall, uma das autoridades quando o assunto é firewall. Sem mais delongas, vamos lá!

Primeiro contato

Ao instalar o Comodo Personal Firewall, lhe será questionado se você deseja configurá-lo automaticamente e também se deseja desligar o firewall do Windows. Marque ambas as opções e siga adiante. Ao final da instalação, será necessário reiniciar o computador para que o programa comece a funcionar.

Marque todas as opções recomendadas

Depois de reiniciado o PC, o seu novo firewall já terá começado a funcionar e a monitorar as suas conexões. Será preciso validá-las (clicando em Allow) para que comecem a funcionar normalmente e não sejam bloqueadas.

Clique em

Visão Geral

A partir de agora, quando você abrir o Comodo Personal Firewall, irá encontrar logo em sua tela inicial – guia Sumário (Summary) indicadores do monitoramento de segurança (Security Monitoring).

Logo abaixo, é possível definir o nível de segurança do seu computador (Computer Security Level). Mova o botão para cima ou para baixo para bloquear (Block All) ou permitir (Allow All) todas as conexões em seu PC. Posicionando o botão no meio (Custom), você poderá definir manualmente os níveis de segurança.

Sumário

Segurança

Na guia Segurança (Security), você encontrará cinco opções diferentes para gerenciar a segurança de seu computador através do firewall. A primeira delas chama-se Tarefas (Tasks), e permite que você defina aplicações confiáveis a serem permitidas (Define a new Trusted Application) e também as não confiáveis que devem ser banidas (Define a new Banned Application); permite também enviar arquivos para análise (Send files to COMODO for Analysis), procurar por atualizações (Check for uptades), alterar zonas de rede (Add/Remove/Modify a Zone) e acessar ajuda (Need Help?)

Ainda nesta tela, você poderá configurar novas redes confiáveis (Define a new Trusted Network) e procurar por aplicativos conhecidos em seu PC (Scan for known applications), como seu navegador e seu mensageiro instantâneo para que eles sejam configurados automaticamente pelo Comodo Personal Firewall.

Tarefas

Na seção Application Monitor é possível monitorar os aplicativos funcionando em seu computador. É possível adicionar outros ou remover os já existentes através desta janela.

Monitor de Aplicativos

Em Network Monitor, você terá acesso a todas as conexões de rede existentes em seu computador e também poderá acessar detalhes, alterá-las e até removê-las facilmente através da barra de ferramentas.

Monitor de redes

A última seção desta guia chama-se Advanced e através dela será possível alterar algumas configurações avançadas do programa. Na opção Applications Behavior Analysis é possível alterar vários parâmetros de análise do Comodo Personal Firewall.

Application Behavior Analysis

Em Advanced Attack Detection and Prevention poderão ser modificadas as opções que envolvem os mecanismos de defesa e prevenção a ameaças do programa.

Advanced Attack Detection and Prevention

Por fim, em Miscellaneous é onde são alteradas algumas configurações quanto ao funcionamento geral do Comodo Personal Firewall.

Miscellaneous

Atividade

A última guia presente na janela deste programa chama-se Atividade (Activity) e através dela será possível verificar todas as conexões que estão funcionando em seu computador (seção Connections).

Connections

Além disso, na seção Logs, você encontrará informações e relatório a respeito da atividade do programa em sua máquina.

Logs

Cupons de desconto TecMundo: