É incrível pensar que o mesmo talento que o homem possui para construir belos monumentos também é usado para criar enormes máquinas de destruição. Neste artigo, no caso, falaremos das escavadeiras gigantes, veículos capazes de enfrentar terra, rocha, gelo ou o que se meter na frente.

Apesar de no dia a dia as escavadeiras comuns serem mais usadas na área de construção civil, existem desafios muito maiores a serem vencidos — o que também exige equipamentos com tecnologia aprimorada e grande capacidade de extração.

É o caso do setor de mineração, em que a quantidade de toneladas de minério removidas depende apenas do quanto as máquinas aguentam trabalhar. A seguir, vamos acompanhar algumas fotos e explicações sobre as maiores escavadeiras existentes na Terra.

A monstruosa Bagger 288

Ampliar (Fonte da imagem: Michael Griswold)

 Criada pela tradicional empresa alemã Krupp, a Bagger 288 não é só o maior veículo terrestre do mundo, como também uma das maiores obras de engenharia móvel já realizada pelo homem. Confira algumas especificações da titânica Bagger 288:

  • Tem 96 metros de altura (equivalente a um edifício de cerca de 32 andares).
  • Pesa 45.500 toneladas (superior a mais de 3 mil ônibus lotados e empilhados).
  • Mede 240 metros de um lado ao outro (mais ou menos dois campos de futebol).

Com toda essa grandeza, a escavadeira parece uma legítima obra alienígena. Inicialmente, custou US$ 100 milhões e demorou dez anos para ser construída (somando-se o tempo de planejamento e execução).

A empresa responsável pelo projeto é a mesma que atuou no desenvolvimento de tanques e outros tipos de maquinário bélico durante as Primeira e Segunda Guerras Mundiais, o que explica o sistema de propulsão formado por três grupos de quatro trilhos.

Todo esse tamanho vale a pena?

Segundo os engenheiros alemães, vale. A Bagger 288, com sua roldana principal medindo 18 metros de altura, é capaz de extrair 240 mil toneladas de carvão ou outro tipo de material por dia — isto é, mais de cinco vezes o seu próprio peso.  Além disso, pode ser operada por apenas cinco trabalhadores instruídos.

Entretanto, com essa dimensão extraordinária, a velocidade de movimento é bem lenta (cerca de 10 metros por minuto). Na sua última grande viagem, em 2001, o veículo demorou três semanas para cruzar 22,5 km e chegar ao seu novo destino — nem conseguimos imaginar o caos que isso deve ter causado para os moradores locais!

Ampliar (Fonte da imagem: Michael Griswold)

Fora isso, pouco antes do Euro se tornar a moeda oficial da Alemanha, foram gastos mais de 15 milhões de marcos alemães com despesas de locomoção e energia (a gigantesca máquina requer quase 17 megawatts por dia para funcionar , ou seja, uma energia suficiente para abastecer uma cidade com 10 mil moradores).

Porém, mesmo com essa enorme logística, o custo-benefício, de acordo com a Krupp, é real. A escavadeira não tem previsão de parar de funcionar e deve trabalhar dia e noite por pelo menos 100 anos na extração de carvão e outros tipos de minério.

Escavando o futuro

Devido a sua grande magnitude e aparência medonha, a peça faz parte da cultura popular alemã e tem até música dedica a ela. Na “inspirada” letra, a Bagger 288 é citada como a “salvadora da humanidade” e “aquela que pode combater robôs e Godzillas”.

Além da Bagger 288, existem os modelos 281, 285, 287 e 293 — este, mais recente, com capacidade de operação semelhante à da 288. A Bagger 293 divide, junto com a irmã mais nova 288, o título de maior veículo terrestre do mundo no livro dos recordes (Guinness Book).

Entretanto, para sorte da crosta terrestre, ainda não há previsão de uma nova Bagger superior e mais potente — mas quem sabe isso pode mudar com a descoberta de reservas de minérios ainda maiores e mais lucrativas.

Outras máquinas colossais

Você acha que as obras para a Copa do Mundo de 2014 estão meio lerdinhas? Acha que talvez seja culpa do equipamento usado? Então acompanhe outros tipos de veículos colossais que circulam em obras e transporte pelo mundo afora.

Caminhão Caterpillar 797F

O maior caminhão de carga do mundo, descendente do Caterpillar 797B, pode carregar até 400 toneladas de material a uma velocidade máxima de 68 km/h. O segredo para isso? Um motor com 4 mil cavalos — dez vezes mais do que um esportivo convencional. Cada um dos pneus, que têm aproximadamente 4 metros de altura, custa US$ 6 mil.

Ampliar (Fonte da imagem: English Russia)

O maior movedor de terra do mundo

O LeTourneau L-2350 possui a maior pá móvel do planeta e, assim como o caminhão Carterpillar 797F, consegue dar conta de 400 toneladas de material por vez. Imagine que esse titã consegue até carregar um ônibus em sua estrutura sem problema nenhum.