Fotografia: como capturar imagens de brinquedos e objetos pequenos

4 min de leitura
Imagem de: Fotografia: como capturar imagens de brinquedos e objetos pequenos

Uma das grandes realizações de um fotógrafo é poder mostrar ao mundo de um ponto de vista novo para algo corriqueiro. Nós já falamos disso neste artigo sobre arquitetura, no qual mostramos a importância, por exemplo, de se olhar mais para cima, para ver as cidades de um ângulo pouco usual.

Distorça os pontos de vista para dar vida aos seus brinquedos (Fonte da imagem: Ana Nemes)

Porém, não são apenas os grandes objetos que possuem diferentes pontos de vista. Esta semana nós vamos mostrar algumas dicas para que você transforme os pequenos objetos do seu cotidiano, como os brinquedos, em imagens que parecem vivas e reais, tudo a partir da distorção do ponto de vista.

Brinquedos ganhando vida

Você pode fotografar brinquedos, como bonequinhos e ursos de pelúcia, objetos de decoração, utensílios domésticos e o que mais estiver ao seu alcance. O ideal, no entanto, são brinquedos com várias articulações, para que seja possível criar posições mais realistas.

Faça os seus brinquedos interagirem com o ambiente (Fonte da imagem: Ana Nemes)

As “action figures” (bonequinhos representando personagens de filmes ou desenhos) são as mais indicadas para esse tipo de fotografia, pois geralmente possuem feições mais reais e um bom acabamento, além de braços e pernas articulados.

Outra escolha que deve ser feita cuidadosamente é o ambiente com o qual os bonecos irão interagir. É interessante a ideia de fazê-los experimentar o mundo real e suas adversidades. Mostre interações simples, como o desafio de subir em um enfeite na sala ou um banho involuntário em um copo cheio de leite.

Faça com que os brinquedos interajam entre si (Fonte da imagem: Ana Nemes)

Você pode ainda fazer com que os bonecos interajam entre si, misturando a realidade com a fantasia. Tente ver os seus brinquedos como personagens, modelos em miniatura, para que você consiga capturar os seus melhores momentos.

Para montar a cena, se for preciso, use fita adesiva, grampos escondidos ou fios para prender o seu personagem no local no qual ele deve ficar, ou para segurar uma pose. Esse recurso pode ser escondido na hora da foto ou você pode limpar a imagem posteriormente com a ajuda do Photoshop.

A luz certa

Olhe ao seu redor, perceba como a luz interage com as pessoas e objetos perto de você. Simular essa luz em um mundo em miniatura é algo que gera imagens muito mais realistas e bonitas. Utilize fontes de iluminação menores, como lanternas e luzes de natal, dentro ou fora da cena. Isso fará com que a proporção seja mantida entre o objeto e o foco de luz.

Sombras mais duras reafirmam a realidade da foto (Fonte da imagem: Ana Nemes)

Isso não é, porém, obrigatório, e sim serve como um recurso extra para conferir mais realismo e riqueza de detalhes à imagem. Você pode usar outras fontes que estiverem disponíveis, como abajures e luminárias, que conferem uma sombra mais real ao brinquedo do que a iluminação ambiente de casa.

Isso acontece, pois as luzes de casa estão muito longe dos objetos fotografados e, portanto, quase não formam sombras, já que a iluminação se torna difusa. Se você usa uma fonte de luz menor e mais próxima, as sombras do brinquedo ficam mais duras e reais. Veja um pouco mais sobre tipos de iluminação neste artigo.

Enquadre os brinquedos

Enquadrar os brinquedos corretamente é o principal passo para uma boa fotografia desse tipo. Para que eles pareçam reais, é preciso aproximar-se deles através do bom posicionamento da câmera. É aqui que o ponto de vista é distorcido.

Adote pontos de vista pouco usuais (Fonte da imagem: Ana Nemes)

A ideia é mudar o ângulo de visão para algo que não estamos acostumados a ver. É claro que você pode fazer imagens com a câmera inclinada para baixo, porém procure variar também e, se possível, faça algumas fotografias com a câmera inclinada de baixo para cima. Isso inverte totalmente o ponto de vista e dá a quem for ver a foto uma sensação de que o objeto não apenas é real, como é imenso.

Brinque bastante com as diferentes vistas que você pode ter do brinquedo. Se for preciso, deite-se no chão para conseguir o melhor ângulo. É muito comum que fotógrafos deixem de lado a timidez para poderem conseguir o melhor enquadramento, afinal, vale tudo por uma boa foto!

Para conseguir um melhor enquadramento, o ideal é utilizar a câmera fotográfica no modo “Macro”, já que isso permite focar o que está em destaque e deixar o fundo borrado. Essa diferença de foco confere à imagem um efeito especial que, aliado a um bom enquadramento, deixa a imagem muito mais bonita.

Alie a mudança de perspectiva com um foco seletivo (Fonte da imagem: Ana Nemes)

Se os seus bonecos possuem articulações, posicione-os de maneira que eles aparentem estar gesticulando, e dessa forma ficará mais fácil imaginá-los reais. Você pode também criar diálogos para as suas fotografias, ou fazer séries de imagens, como uma história. Isso tudo ajuda a trazer os seus brinquedos à vida. Veja algumas imagens que podem servir de inspiração na galeria a seguir:

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.