Google+: como organizar os seus amigos nos Círculos

2 min de leitura
Imagem de: Google+: como organizar os seus amigos nos Círculos

Se você não acabou de voltar de uma viagem espacial, com certeza já está por dentro da mais nova rede social, o Google+. E como você pôde acompanhar por aqui, nossos sites estão explorando ao máximo todas as novidades, trazendo as primeiras impressões, bem como organizando artigos com dicas para você aproveitar todos os recursos do mais novo concorrente do Facebook.

Pois uma das grandes novidades promovidas pelo Google+ é separação de seus contatos em um sistema de Círculos. Por meio dessa ferramenta (que explora muito as potencialidades do HTML 5), você é capaz de fazer uma espécie de classificação dos seus amigos, dividindo-os da maneira que desejar, como “Pessoal do trabalho”, “Família” ou “Galera do futebol”, por exemplo.

À primeira vista, você pode até pensar que o recurso nada mais é do que a mesma separação em grupos vista no Facebook ou no Orkut. Todavia, ele é muito mais do que isso, pois todas as ferramentas da rede social estão diretamente atreladas aos Círculos. Então, para começar a tirar proveito de tudo, nada como aprender desde o básico.

Criando Círculos

O site já traz alguns Círculos prontos, todavia, criar e gerenciar novos é muito fácil. Tudo no Google+ acontece graficamente, de modo que você pode realizar a maioria das ações somente com o mouse. Primeiro, no menu principal, acesse a opção “Círculos”.

Ali você é capaz de visualizar todos os seus contatos do Google que já estão no Google+. Além disso, é possível enxergar também quem já o adicionou em Círculos próprios, bem como encontrar e convidar pessoas para a rede social.

É importante frisar que os seus contatos recebem mensagens os avisando de que foram adicionados à sua rede, todavia, eles não podem visualizar em quais Círculos foram posicionados. Da mesma forma, você também não enxerga qual foi a separação utilizada pelos seus amigos.

Existem duas maneiras para se criar um novo grupo de contatos. A primeira é simplesmente arrastar algum para o Círculo com a inscrição “Solte aqui para criar um novo círculo”.  A outra é clicar nesse botão escolhendo a função “Criar Círculo” e definir em seguida o nome desse novo agrupamento de contatos.

Perceba que, quando você começar a digitar o nome para esse novo conjunto, o Google+ automaticamente faz sugestões de títulos, identificando as palavras-chave e comparando com grupos de outras pessoas.

Criados os Círculos desejados, basta que você arraste os contatos para os grupos específicos. Além disso, veja que uma pessoa pode fazer parte de vários diferentes, de forma que é possível adicionar alguém em “Família” e “Amigos”, por exemplo.

Conteúdo dividido por Círculos

Com seus contatos separados em Círculos diferentes, você pode voltar à página principal do Google+. Na parte esquerda da tela, existe um menu chamado “Stream”; por meio dessa ferramenta é que você pode escolher com quem deseja compartilhar algum conteúdo.

 

Basta selecionar ali no campo “Compartilhe novidades...” se quer enviar uma foto, vídeo, URL ou simplesmente escrever alguma mensagem para esse grupo.

Além disso, clicando em um Círculo você não seleciona somente quem vai receber sua mensagem. Ao fazer isso, você escolhe também visualizar as postagens dos membros desse grupo de forma separada do resto.

.....

E aí, ficou mais fácil de aproveitar os Círculos no Google+? Com certeza, esse é um dos recursos mais inovadores que surgiram com a nova rede social – e suas ferramentas merecem atenção.

A história da internet nos mostra que os usuários nunca foram muito chegados à separação de seus contatos e talvez a causa disso tudo fosse apenas a falta de uma interface realmente atraente – coisa que o Google+ apresenta de maneira muito legal.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.