Google+: Primeiras impressões [vídeo]

3 min de leitura
Imagem de: Google+: Primeiras impressões [vídeo]

Se você achava que o Google +1 era apenas o botão de compartilhamento de páginas da internet, prepare-se para surpreender. Você confere agora como o Google+, novo serviço da gigante que pretende unir pessoas com interesses comuns para simplesmente desbancar o Facebook. Será esse o fim da hegemonia da grande rede social?

A comparação com o Facebook é inevitável. A visualização de um perfil no Plus é muito parecida com a da rede social de Mark Zuckerberg, com detalhes do perfil em si à esquerda, as atualizações dos amigos no meio e outros atalhos à direita, inclusive as sugestões de contatos.

Círculos

O Google+ utiliza o sistema Círculos para agrupamento de contatos. Vários grupos de contato podem ser criados (“conhecidos”, “família” e “amigos”, por exemplo). O recurso usa e abusa do HTML 5.

O site destaca os membros de um círculo e é fácil clicar e arrastar os contatos de um para outro. Esses aglomerados definidos servem para compartilhar informações e links somente para grupos restritos de pessoas.

O uso do HTML5 também é notável na exploração de conteúdos de mídia, como as fotos. O Google+ usa um mosaico de miniaturas, e ao abrir uma imagem, tem-se uma área de comentários à direita.

Ao clicar em “Ações”, pode-se conferir informações mais técnicas como máquina utilizada, exposição, abertura, distância focal, ISO, etc. Os álbuns de fotos também têm efeitos bacanas nas miniaturas.

Videoconferências

Os círculos também são as bases para conversas e videoconferências, que no Google+ levam o nome “Hangouts”. O recurso utiliza o plugin de voz e vídeo da Google para criar bate-papos e conferências em vídeo com as pessoas que você quiser.

Um contato inicia uma conversa, que fica em exibição no perfil dele, e outros amigos online podem se juntar. Um recurso muito legal é a possibilidade de adicionar vídeos do YouTube dentro do bate-papo.

Videoconferência pelo Google+. (Fonte da imagem: Reprodução do YouTube.)

Faíscas de interesse

Sparks significa faísca em inglês, e é também o nome da ferramenta para você acompanhar e compartilhar os seus assuntos favoritos. Você mantém esses conteúdos facilmente acessíveis, logo na sua página inicial.

O Google+ faz buscas em até 40 idiomas para abastecer os temas com as últimas novidades, e todos os links têm a opção de compartilhamento com seus contatos ou então apenas para círculos específicos. Com essas “faíscas”, puxar conversas com contatos é muito mais simples e mais natural.

Ampliar

Barra de notificações

O Google+ utiliza uma barra superior para exibir notificações. Quando pinta uma novidade, que pode ser uma mensagem ou um novo contato, a notificação é destacada em vermelho, bastando clicar nela para prosseguir e acompanhar os últimos eventos da sua rede. Para ver as notificações com mais detalhes, basta clicar em “Ver tudo”.

Essa barra também conta com um botão de compartilhamento. Assim, você manda uma mensagem ou link sem precisar acessar o Google+ propriamente. Basta estar logado e acessar qualquer serviço da Google.

Recursos para smartphones

O Google+ também estará disponível para smartphones e tablets. De fato, não se trata de uma versão móvel do sistema, mas sim uma extensão para que outras funcionalidades possam ser utilizadas.

Um dos destaques da versão Mobile é o Instant Upload. Com ele, todas as fotos tiradas com um smartphone são enviadas automaticamente para um álbum privado nas nuvens. Assim que o dono do celular usar um computador, ele é lembrado e pode compartilhar as imagens.

Já com o Location habilitado, é possível que todos saibam onde você está. De acordo com a Google, você escolhe se deseja ou não compartilhar esse tipo de informação e também com quem deseja fazer isso.

Esse foi um pequeno resumo do Google+. Se você não tem convite, não se preocupe, acesse este link e confira um tutorial muito simples de como conseguir o seu.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.