Fotografia: como tirar fotos de casais

6 min de leitura
Imagem de: Fotografia: como tirar fotos de casais

No final de semana do dia dos namorados, nada melhor do que mostrar e eternizar o amor em uma fotografia. Fotografar casais não é uma tarefa difícil, já que eles geralmente têm uma boa afinidade entre si e estão naturalmente felizes e sorridentes, então, as chances de conseguir uma ótima imagem são muito maiores.

Aproveite o dia dos namorados para fotografar casais felizes! (Fonte da imagem: Ana Nemes)

Aproveite o clima de romance dessa data para conseguir imagens inspiradoras dos casais que você conhece ou, quem sabe, de você e do seu amor. Apesar de não ser difícil fazer esse tipo de foto, existem algumas dicas que podem ajudar o fotógrafo a capturar fotografias dignas de uma página de revista.

Converse bastante com o casal

Não importa se vocês são amigos há muito tempo, quando você for fotografar um casal, antes de qualquer coisa, sente-se e converse com eles. Não fale apenas sobre o ensaio, mas sobre os dois. Muitas histórias que podem parecer sem importância são reveladas nesses bate-papos e podem ajudar a compor a cena.

É preciso conhecer bem o casal para saber o que é importante para eles (Fonte da imagem: Carlos Esteban Mendoza)

Ter um diálogo aberto com os seus modelos é algo importante e define todo o resto do ensaio. Se você conseguir se lembrar de apenas uma das dicas desse artigo, que seja essa, pois é a mais importante. Não tenha pressa, não ache que essa conversa é uma perda de tempo. A quantidade de tempo que será economizada depois e o aumento da qualidade das fotos vão confirmar que falar demoradamente com o casal é muito importante.

Pergunte quais locais, objetos e poses têm a ver com a história deles, para adicionar elementos pessoais ao seu ensaio fotográfico e deixá-lo muito mais significativo para o casal. Se eles se conheceram em um parque, leve-os lá. Se eles trocavam cartas, peça para criar o ambiente utilizando-as. Esse tipo de personalização é que diferencia uma foto bonita de uma foto inesquecível.

Escolha o melhor local

O melhor local é aquele que tem a ver com a história do casal (Fonte da imagem: Flickr/Benurs)

Depois de conversar com o casal, é hora de escolher o local para o ensaio. É claro que o que eles falarem vai influenciar na escolha, porém, nem sempre é possível voltar ao exato lugar no qual eles se conheceram ou começaram a namorar.

Normalmente, parques e locais públicos são alternativas melhores do que estúdios, já que existem mais possibilidades de interação do casal com o ambiente, e isso pode render imagens menos “posadas”, mais naturais.

Existe uma pergunta que você precisa se fazer, e fazer ao seu casal, que define o rumo de tudo. Qual é o estilo do ensaio? Existe um incontável número de possibilidades! Temático, romântico, formal, casual... Não se prenda ao tradicional sempre. Com um pouco de bom humor, é possível fazer fotos divertidas e diferentes do normal, que se destacam entre as outras.

Não tenha medo de ousar! (Fonte da imagem: Zim Killgore)

Fale com os modelos sobre o figurino, também. Se não for nada temático, peça para vestirem roupas mais neutras e que combinem entre si, pois isso ajuda a compor a cena de forma harmoniosa.

Fotografe tudo!

Casais são fáceis de fotografar por que eles geralmente estão em um clima tão intenso de carinho e beijinhos que será muito mais fácil capturar os momentos especiais. Não espere até que eles estejam posando para as suas lentes para começar a fotografar, tente capturar os momentos espontâneos de conversas ao pé do ouvido e sorrisos naturais a qualquer hora.

Sorrisos espontâneos funcionam muito bem em uma foto de casal (Fonte da imagem: Mo Riza)

Não se preocupe se alguma imagem não ficar completamente nítida, por ter sido tirada enquanto os modelos estavam se mexendo. Aproveite o motion blur para dar a impressão de movimento e dinamizar o seu ensaio.

Aproveitando essa dica, preste sempre atenção aos casais que você vê na rua e nos locais que você frequenta, como parques e museus. Você pode encontrar modelos anônimos para uma linda fotografia dessa forma!

Por precaução, evite mostrar o rosto de desconhecidos (Fonte da imagem: Ana Nemes)

Só cuidado para não ser indiscreto. Se você for divulgar a fotografia e não conhece aquelas pessoas, não deixe o rosto de ninguém aparecer! É melhor se prevenir do que ter um processo judicial que poderia ser evitado.

Dirija o ensaio

Faz parte do trabalho do fotógrafo falar para os modelos o que eles precisam fazer, mesmo que seja uma fotografia espontânea. Você precisa sugerir os movimentos deles, decidir os enquadramentos e como o casal vai interagir com o ambiente. Não é preciso usar poses forçadas e estáticas, mas é necessário que você defina uma direção para o ensaio.

Procure usar os recursos fotográficos que você conhece e combine-os para criar efeitos belos nas fotos. Abuse do controle de profundidade de campo para destacar o casal e utilize cores quentes para deixar o ensaio com um tom mais aconchegante.

É preciso que o fotógrafo diga para os modelos o que fazer, mesmo em fotos espontâneas (Fonte da imagem: Ana Nemes)

Não vá despreparado para fotografar alguém. Tenha algumas poses e enquadramentos em mente e saiba o que fazer. As pessoas precisam sentir segurança nas ações do fotógrafo para que possam confiar nele e se sentirem mais a vontade.

Traga amigos do casal

Essa dica vale para qualquer tipo de ensaio que envolva pessoas: traga um ou mais amigos dos modelos para ficarem atrás da câmera e interagir com eles. Muitas vezes as pessoas se sentem tímidas na presença de uma lente apontada para elas, e ter alguém conhecido junto é uma ótima alternativa que pode ajudar nessas situações.

É claro que existem casos em que isso não é necessário, por exemplo, se você já for amigo dos modelos, ou se eles ficarem ainda mais tímidos com pessoas em volta. De qualquer forma, tenha isso sempre como uma carta na manga, já que pode ser uma solução bastante útil!

Cuide com a iluminação

O sol é uma ótima fonte de iluminação para criar um clima mais intimista (Fonte da imagem: Flickr/superde1uxe)

A luz em um ensaio desse tipo tem um papel importantíssimo, já que é ela a responsável por criar a atmosfera ideal de romance necessária para que as fotos fiquem ainda mais inesquecíveis. É claro que a iluminação sempre é importante, mas nesse caso, você pode buscar efeitos específicos, como os lens flare.

Lens flare, de uma maneira resumida, são aqueles reflexos que aparecem na fotografia quando uma fonte de luz está posicionada de frente para a câmera e consegue entrar na lente. Dependendo do ângulo de entrada da luz, o efeito pode ser visto no resultado final. Antigamente isso costumava ser visto como um defeito, mas um lens flare bem posicionado pode render um charme na imagem.

Utilize a luz a seu favor, criando efeitos como os lens flare (Fonte da imagem: Flickr/Jordan)

Procure fotografar quando o sol não estiver no alto do céu, e sim mais tarde, quando ele estiver um pouco mais baixo. O horário varia, é claro, de cidade para cidade, portanto, você precisa observar a posição do sol durante o dia na sua localidade para decidir o horário para fazer as fotos.

Esse posicionamento é importante, pois você pode criar sombras mais interessantes, lens flare e o efeito “halo”, que é quando os modelos ficam na frente do sol e a claridade ilumina toda a silhueta deles, como visto na primeira foto desse tópico.

Use um editor de imagens

Isso já foi dito, mas é bom sempre reforçar: não é nenhum pecado editar uma fotografia! Na verdade, a maior parte dos fotógrafos profissionais usa esse recurso em todas as suas imagens, para deixá-las ainda melhores. Não precisa descaracterizar as pessoas, mas correções de cores e contrastes são sempre bem-vindas. E se você quiser, aplique uma edição mais pesada em algumas fotos, apenas para dar um destaque maior.

Utilize a edição como um recurso de estilo (Fonte da imagem: Ana Nemes)

O mais importante na fotografia de casais é que os modelos confiem um no outro e estejam à vontade. A luz, a edição, o local e todo o resto são meros detalhes que contribuirão para que a fotografia fique inesquecível. Aproveite o final de semana dos namorados e o clima de romance para capturar fotos incríveis, e fique de olho nos artigos sobre fotografia que o Tecmundo traz todas as semanas!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.