Hoje em dia, é imprescindível o uso de algum programa anti-vírus para quem acessa a internet. Como não são poucas as ameças, não basta ter qualquer programa protegendo seu sistema de invasões e de arquivos nocivos, mas sim um antivírus que funcione de verdade.

Uma destas opções para dar mais segurança à sua navegação na internet é o Avira AntiVir, que possui uma versão gratuita, o Avira AntiVir Personal Edition Classic. O Baixaki vai ensinar agora a usar este programa antivírus.

Começando a usar

Depois de ter baixado e instalado o programa em seu computador, ele será aberto automaticamente lhe e será perguntado se deseja iniciar sua atualização. É interessante confirmar esta ação, para que desde o começo o seu PC fique protegido pelas últimas versões do antivírus.

Finalizada a atualização, você já estará mais seguro para navegar na internet. Porém, antes disso, é importante realizar uma varredura completa em seu sistema atrás de arquivos que já estão infectados, pois isso ajudará a manter a integridade de seus dados. Para isso, abra o Avira AntiVir dando um duplo clique sobre seu ícone na bandeja do relógio do Windows.

Primeiro escaneamento completo

O antivírus será aberto na tela Overview (Visão Geral), na qual você verá informações gerais acerca do programa. Note que somente o quesito Last complete system scan (Último escaneamento completo no sistema) está em vermelho, o que é óbvio, afinal você acabou de instalar o programa e ainda não fez uma busca no sistema para encontrar possíveis ameaças.

Avira AntiVir Personal Edition Classic

Portanto, clique na opção Scan system now para que o Avira AntiVir comece sua pesquisa em todo o seu sistema. Será aberta uma nova janela em que será exibido o progresso desta varredura. Você pode acompanhá-la normalmente, pausá-la ou então interrompe-lá. É importante lembrar que quanto mais arquivos você possuir, mais tempo levará este processo.

O escaneador de arquivos do Avira AntiVir chama-se Luke Filewalker, uma clara referência ao personagem da série de filmes Star Wars, Luke Skywalker.

Luke Filewalker

AntiVir Guard

Este é o guardião do Avira AntiVir. Com ele ativado, você será alertado sempre que algum arquivo ameaçador (malwares, virus e trojans) tiverem acesso em seu PC. Assim, ele emitirá um aviso em sua tela, informando sobre o arquivo que pode conter algo perigoso ao seu sistema. Você deve então decidir o que será feito com ele. Obviamente, se você desconhece ou não confia na origem do arquivo é importante deletá-lo na hora.

Atualizações

Outro fator importantíssimo para manter a integridade de seus arquivos e do seu sistema como um todo, é atualizar constantemente o seu programa antivírus.  Se esta for a primeira vez que usa o programa, ele terá sido atualizado logo após sua instalação (como citado anteriormente), porém, depois de algum tempo será necessário atualizá-lo novamente. Ele normalmente fará isso de maneira automática, porém, caso isso não ocorra, você deverá fazê-lo por conta própria.

Logo na tela inicial do programa, você verá a informação Last update. Se o ícone ao lado dela estiver verde, isto indica que você possui a última versão disponível do programa. Caso contrário, é necessário fazer esta atualização e para isso, clique na opção Start update para que a transferência da última versão dos arquivos de busca por vírus iniciem.

Mantenha seu Avira AntiVir sempre atualizado

Informações

Quando se usa um programa antivírus, é importante ter ciência de tudo o que ocorre com ele, pois é ele quem monitora o seu sistema. Ainda na seção de Overview, você terá a guia Events, que exibirá todos os eventos ocorridos em seu sistema e que foram registrados pelo programa. Você poderá acessar as informações sobre cada evento dando um duplo clique sobre ele.

Eventos ocorridos em seu sistema e monitorados pelo Avira AntiVir

Na guia Reports, estarão contidos relatórios de atualizações e também de escaneamentos realizados no seu Avira AntiVir. Assim como na opção supracitada, para acessar as informações desta guia, basta clicar duas vezes sobre a ação desejada.

Relatórios de ações realizadas em seu computador

Proteção Local

Na seção Local protection, serão encontradas informações acerca do escaneador do antivírus e também do guardião. Na guia Scanner (escaneador), é possível realizar varreduras de diversos tipos. Através desta opção, você poderá escolher em quais locais esta pesquisa por arquivos infectados será realizada. Estes locais podem ser, inclusive, dispositivos removíveis como pen drives, MP3/MP4 players, CD/DVD, etc.

Realize buscas por arquivos indesejados em seu sistema

Na guia Guard (guardião), as informações serão acerca dos arquivos escaneados e dos problemas encontrados, como vírus e outros “visitantes indesejados”. Além disso, existe uma tabela onde são exibidos status da atuação do programa em sua máquina.

Um guardião ativo é essencial para a proteção contínua de seu sistema

Administração

Na última seção do programa, Administration (Administração), você terá acesso a duas outras opções de suma importância em um programa antivírus. Lá serão encontradas as guias Quarantine (Quarentena) e Scheduler (“Agendador”). Na primeira opção, serão exibidos  todos os arquivos infectados que foram enviados até lá para ficarem isolados dos demais. A partir daí você poderá apagá-los definitivamente, visualizar informações ou também restaurá-los ao seu local original.

Quarentena e

Na segunda ferramenta, a do “agendador”, será possível agendar horários fixos para a realização de escaneamentos completos em seu sistema, bem como ativar/desativar a opção de atualizações diárias automáticas. Para editar estas ferramentas, utilize a barra de ferramentas localizada no programa.

Cupons de desconto TecMundo: