Prevenção de ameaças na internet e outros casos de crimes cibernéticos não são nenhuma novidade para pessoas que têm o costume de estarem conectadas à rede mundial de computadores. Entretanto, é importante ressaltar que a atitude de muitos empresários e donos de instituições é essencial para diminuir o número de ocorrências envolvendo a divulgação de material sigiloso e outros problemas que ocorrem devido à falta de atenção das empresas em relação a este assunto.

No dia 16 de junho, foi divulgado um manifesto que foi criado através de uma iniciativa de diversas companhias e pessoas especializadas no setor de segurança na internet para auxiliar na elaboração de ações e estratégias que podem ser praticadas para evitar grandes prejuízos financeiros causados por fraudes e golpes.

Confira o conteúdo na íntegra

Todo o conteúdo deste manifesto foi divulgado publicamente através deste site ou pode ser baixado em PDF. É importante ressaltar que pessoas que estiverem interessadas em assuntos relacionados à segurança da informação, governança corporativa, entre outros, podem contribuir com a iniciativa através de assinaturas. Se estiver interessado em enviar algum comentário ou feedback sobre o assunto, o contato pode ser feito através do endereço de email wbeer@alvarezandmarsal.com.

Doutor em segurança da informação, Paulo Pagliusi defende a criação do documento afirmando que houve um aumento considerável de ataques e invasões cibernéticas e espionagem globalizada, podendo prejudicar a economia das empresas do país, além de comprometer a reputação de órgãos governamentais e corporativos.

O maior exemplo de que certas atitudes precisam mudar é o recente ataque de membros do Grupo Anonymous às páginas que traziam a Copa do Mundo como principal tema, ou seja, o principal alvo eram as empresas e instituições públicas que estavam ligados de forma direta ou indireta à realização do evento, fazendo com que sites inteiros ficassem fora do ar.

Cupons de desconto TecMundo: