menu
Logo TecMundo
Software

Erros comuns do Internet Explorer que podem ser facilmente evitados

Alguns erros tolos do IE insistem em aparecer, mas as soluções para eles são bem simples.

schedule02/03/2009, às 10:25

O Microsoft Internet Explorer é um dos navegadores mais populares, mas isso não significa que ele está isento de erros e inconvenientes. Mesmo com a concorrência apertada liderada pelo Mozilla Firefox, o navegador da Microsoft ainda é a preferência segura de muitos usuários desde seu lançamento em 1995.

Quem usa este navegador é capaz de relatar experiências frequentes de erros e “paus” causados pelo Internet Explorer. A boa notícia é que boa parte desses contratempos pode ser resolvida sem muitos esforços. Acompanhe este artigo, observe se algum erro relatado aqui acontece com você e, claro, veja a solução para o teimoso inconveniente.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

O Internet Explorer 7

Quem atualizou o navegador da versão 6 para a 7 levou um susto logo de cara. A barra de menus (Arquivo, Editar, Exibir, Favoritos, Ferramentas e Ajuda), que fica acima da barra de endereço, simplesmente não é exibida. Isso acontece porque a Microsoft ocultou esta barra para aumentar a visualização das páginas.

Cadê os menus???

Você pode ativar novamente os menus e acessar alguns dos seus recursos pela barra de ferramentas, acessível através do botão “Ferramentas”, visível no canto direito do navegador.

Recupere a barra de menus clicando aqui.

Mas se você quiser agilizar para ver a barra com todos os menus, é só apertar a tecla Alt.

Outro problema recorrente no Internet Explorer 7 é a incompatibilidade com seus sites favoritos. Caso um site que você acessa com frequência não é reconhecido pelo IE 7, experimente o User Agent String Utility, uma ferramenta da Microsoft que, grosso modo, emula o Internet Explorer 6 para executar as páginas incompatíveis. Clique aqui para baixar este complemento.

Simplesmente parou

É comum que alguns usuários se esbarrem com a mensagem “O Internet Explorer parou de funcionar”, sem mais nem menos. A probabilidade maior é de incompatibilidade do navegador com plug-ins e complementos que você tenha instalado. A solução para este caso é apagar arquivos e desabilitar barras de tarefas e plug-ins, revertendo o navegador ao seu estado original.

Clique em “Ferramentas”-“Opções da Internet”. Acesse a aba “Avançadas” e clique no botão “Redefinir”, no canto inferior direito (este botão pode ser também “Restaurar”, conforme a versão do navegador). Reinicie o Internet Explorer para aplicar as modificações.

Restaure seu IE ao estado original.

Certificados de segurança ajudam?

Já se deparou com a mensagem “Há um problema no certificado de segurança do site.”?

Isso nem sempre significa que seu computador está em risco.

Isso significa que não há garantias de que a comunicação entre o seu computador e o site em questão está segura. Este é o princípio para o roubo de informações pessoais. No entanto, muitos sites seguros podem ser considerados nocivos e bloqueados pelo Internet Explorer.

Se um site foi bloqueado, provavelmente ele não está com os certificados de segurança atualizados. Você pode entrar em contato com o administrador do site para notificá-lo do ocorrido.

Escrevo e cadê?

Suponhamos que você postou um comentário ou um texto em um site qualquer. Em seguida, você clica na seta "Voltar" para visualizar o conteúdo postado, mas ele não está atualizado. Isso acontece porque, ao clicar em “Voltar”, você está visualizando a página antes de sua postagem.

O que você pode tentar fazer é clicar sobre a pequena flecha nesta seta e voltar a partir do menu de páginas de navegação.

Use a pequena flecha para exibir as páginas visitadas.

Outra solução é configurar o Internet Explorer para não utilizar páginas armazenadas no cache, ou seja, para não recuperar páginas já visualizadas sem atualizá-las antes. Para isso, vá em “Ferramentas”-“Opções da Internet”. Atente para o botão “Configurações” respectivo à seção “Histórico de navegação”. Com esta caixa de diálogo aberta, marque a opção “Sempre que eu visitar a página da web”.

Acabe com o vai-e-volta de páginas desatualizadas.