Sobrevivendo uma semana só com o navegador!

7 min de leitura
Imagem de: Sobrevivendo uma semana só com o navegador!

O portal Baixaki teve a oportunidade de testar a primeira versão não oficial do Chromium OS, sistema operacional da gigante Google. A partir dos testes feitos, o redator Wikerson Landim, colega de bancada, teve uma ideia: "E se alguém passasse uma semana inteira só usando aplicativos online?".

Achei a sugestão muito legal e me ofereci para realizar a tal experiência. Era uma terça-feira quando a aventura começou. A primeira coisa a fazer foi procurar no Baixaki por aplicativos online. No dia a dia da redação são utilizados quatro programas básicos: editor de texto, editor de imagens, um para tirar os screenshots e o Skype, para comunicação interna.

Editor de texto online não foi difícil de encontrar. Além do Google Docs, existem muitas outras opções disponíveis pela internet. Por escolha própria, o eleito para a experiência foi o Zoho que, além de ser muito parecido com o pacote Office, possui várias ferramentas extras para quem trabalha em escritórios.

Uma semana usando apenas aplicativos online!Por permitir a conexão com diversos mensageiros ao mesmo tempo, o imo.in passou a ser utilizado todos os dias para comunicação interna na empresa e também com meus amigos, pelo MSN e Google Talk. Infelizmente não foi possível encontrar nenhum serviço online para tirar screenshots que cumprisse tudo o que necessitamos.

Editar imagem em um aplicativo comum não é uma tarefa trivial, imagine então em um editor online. O Photoshop.com foi o serviço online escolhido para a tarefa, por trazer diversas opções e ferramentas de efeito para as imagens e também por permitir que as figuras editadas sejam baixadas e salvas no computador.

A maior experiência com aplicativo online que eu tive até então, sem contar as rádios e sites para ouvir música, foi editar um trabalho ou outro da faculdade e fazer rápidas anotações durante as aulas. E assim começou a semana de testes: nenhum aplicativo podia ser executado no computador, exceto o navegador e o programa que estava sendo testado para ser colocado no Baixaki.

1º DIA - tudo é novidade!

Depois de muita pesquisa, os serviços online foram escolhidos:

  • Zoho Work. Online - editor de texto, planilhas eletrônica, apresentações e muitas ferramentas online;
  • imo.im - acesso a vários mensageiros ao mesmo tempo;
  • Photoshop.com - editor de imagens online;
  • ScreenToaster - permite gravar tudo que se passa na tela do seu computador;
  • MusicMe - para ouvir músicas e rádios online.

O primeiro dia foi quase todo utilizado para adaptação. O vício de utilizar o atalho Alt+Tab para trocar de tela teve que ser esquecido, ou melhor, adaptado para a troca de abas (Ctrl+Tab). A Barra de Tarefas passou a ser utilizada como relógio, para que todos pudessem ver que a experiência foi levada a sério e que apenas o navegador estava sendo executado.

Primeiro problema: atalhos do teclado

As dificuldades logo surgiram. Para começar, quem utiliza aplicativos online é o primeiro a saber que alguém conectado à mesma rede está fazendo download. A queda no desempenho dos serviços é significante e exige uma boa dose de paciência para seguir em frente.

2º DIA - conhecendo melhor as novas ferramentas

O dia seguinte foi dedicado para conhecer melhor as funcionalidades das novas ferramentas de trabalho. É incrível como um site aparentemente simples pode trazer tantas opções e ferramentas. O Zoho, por exemplo. É um pacote completo para escritórios, pois oferece quatorze ferramentas para o usuário trabalhar com tranquilidade.

Além do pacote básico com editor de texto, planilha eletrônica e criador de apresentações, ele também dá suporte para a criação de wikis, portais de conteúdo, conferências, assistência remota, servidor de emails e muitas outras opções.

IMO.INA maior vantagem em utilizar o imo.in para conversar com os amigos é que em apenas uma janela você consegue reunir todos os contatos do MSN, Skype, Google Talk, ICQ, MySpace e outros. Mesmo não permitindo o envio/recebimento de arquivos, esta é uma ótima  alternativa aos mensageiros.

Mesmo com diversas ferramentas para criação de efeitos em imagens, o Photoshop.com dificultou um pouco o trabalho no segundo dia. Isso porque o site é bastante pesado e manipular imagens online não é tão fácil quanto aparenta ser.

O baixo tempo de resposta para as alterações realizadas acaba atrasando as demais tarefas, sem contar os minutos para fazer upload e download das imagens.

Há algum tempo o portal Baixaki utiliza o ScreenToaster para fazer vídeos de aplicativos e jogos. É preciso admitir que seu funcionamento deixou um pouco a desejar quando executado ao mesmo tempo que o Zoho, mas nada que um pouco de paciência não resolvesse.

O MusicMe foi, talvez, o aplicativo que teve a melhor performance durante a semana. Embora já o utilizasse há algum tempo, nunca havia feito a experiência de escutar música nele com outros aplicativos online rodando ao mesmo tempo. A resposta não poderia ter sido melhor, nos dois primeiros dias ele funcionou perfeitamente.

A vantagem em abrir apenas o navegador é que, na hora de ir embora, tudo é mais rápido. Basta fechá-lo e desligar o computador, sem travamentos ou processos que não respondem.

3º DIA - é hora de trabalhar

Apesar de estar envolvida com a experiência de utilizar apenas serviços online por uma semana, os demais afazeres não podiam ficar de lado. O terceiro dia o trabalho já fluiu melhor, apesar da dificuldade em se adaptar aos novos atalhos, afinal Ctrl+T no navegador abre uma nova aba ao invés de selecionar todo o texto.

O maior problema enfrentado foi realmente com a edição de imagens. Como já citado, o tempo de resposta do Photoshop.com não é dos melhores e a pressa em terminar tudo no horário também não ajudou muito.

Editar imagens foi complicado!

Quase no final do expediente aconteceu um imprevisto. Sem querer bati com o pé na tomada e o computador acabou desligando. O desespero na hora foi grande, mas ao abrir o navegador e constatar que o Zoho salvou todo o trabalho, tudo ficou mais tranquilo.

Uma grande vantagem de editores online é que eles salvam o trabalho a cada dois ou três minutos automaticamente. Caso aconteça alguma coisa como queda de energia, problemas na internet ou acidentes (como no meu caso), o usuário não perde tudo que já havia feito. Um alívio!

Outro ponto positivo no uso de aplicativos que rodam direto no navegador é que você pode acessá-los de qualquer computador. Se alguém precisasse utilizar o Windows 7 - presente apenas em duas máquinas da empresa: a que utilizo e mais uma - durante a semana, o meu trabalho seria reduzido a fechar o navegador, trocar de computador e abrir o navegador novamente. Sem contar que acessar os textos de casa também não seria problema algum.

4º DIA - um problemão

É óbvio que para o funcionamento de aplicativos online é preciso que o usuário esteja conectado à internet. O quarto dia de testes foi muito frustrante pois a empresa estava passando por alguns problemas com a conexão.

Ser totalmente dependente da internet para a realização dos afazeres mais corriqueiros pode trazer muitos prejuízos. Nesse dia foi possível utilizar apenas o Zoho e o imo-in ao mesmo tempo, embora esse tenha dado certo trabalho para manter-se conectado.

Atividades como editar imagens, ouvir música ou gravar vídeos sequer foram cogitadas, uma vez que a internet estava ruim e os demais redatores e funcionários da empresa também precisavam fazer uso da banda larga para trabalhar.

Este foi um dos pontos negativos durante os testes: aplicativo online com internet lenta "não tem como", a menos que você esteja fazendo teste de paciência ou goste de sofrer.

Quarto dia: estresse total!

5º/6º DIA - tudo muito bem

Os dias seguintes ao desastre da internet foram muito bons, quase normais. Ter apenas um aplicativo em execução e muitas abas abertas não é tão ruim quando tudo funciona bem. Até mesmo a edição de imagens no Photoshop.com foi mais fácil.

Isso mostra que tudo é uma questão de adaptação e costume. Quando não há outra maneira de contornar um problema, o melhor é se adaptar à situação e tornar as coisas mais fáceis.

Música, edição de imagem e edição de texto!Já que tudo transcorria bem, resolvi partir para algo um pouco pesado: assistir a vídeos enquanto editava um texto no Zoho e algumas imagens no editor online.

Obviamente o desempenho dos serviços teve uma queda significativa, mas foi possível utilizar todos os programas no navegador enquanto assistia a um show em outra janela do browser.

7º DIA - a hora do adeus?!

Depois de uma semana, este foi o último artigo escrito em um aplicativo online. No início foi um pouco complicado se adaptar, mas em dois dias já estava trabalhando tranquilamente. Duas lições puderam ser tiradas desta experiência:

  1. Aplicativos online só com conexão banda larga, se possível exclusiva. Compartilhar internet com outros computadores em uma rede afeta o desempenho dos programas que são executados diretamente nos navegadores. Basta um download um pouco mais pesado para tornar o uso de serviços online uma verdadeira tortura.
  2. Tudo é uma questão de adaptação.Como eu estava proibida de usar qualquer outro tipo de programa, tive que me acertar com o que tinha disponível e aprender a tirar proveito da situação.

Concluindo

A experiência foi muito legal e deu pra ter uma ideia de como será utilizar o Chromium OS. Conhecer vários softwares online facilita muito a vida naquelas horas de desespero em que você precisa editar um texto ou uma imagem e não tem acesso aos programas do computador para isso.

E vocês usuários, já tiveram que utilizar aplicativos online por mais de um dia? Como se saíram? Não deixe de contar suas experiências, afinal o espaço de comentários abaixo é reservado para vocês!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.