Dicas de Segurança 2009

4 min de leitura
Imagem de: Dicas de Segurança 2009

Desde o surgimento dos artigos no portal Baixaki os usuários vêm tendo acesso à conceitos, novidades e conhecimentos na área de tecnologia de maneira geral. Um dos temas mais abordados ao longo desse período é a segurança, já que também é um dos temas mais procurados pelos usuários de uma maneira geral.

Para facilitar a vida dos usuários, o Baixaki decidiu reunir os principais artigos a respeito de segurança na hora de fazer compras pela internet em um único lugar. Uma breve introdução a respeito do assunto tratado em cada artigo também é apresentada, permitindo que o usuário saiba onde clicar para encontrar o que procura. Vamos lá?!

Antes de partir para a segurança...

Antes de indicar quais os melhores artigos a respeito de segurança para compras online é preciso que o usuário entenda como o computador pode ser infectado por vírus e outras pragas que circulam pela internet.

Uma breve explicação

Infelizmente existem muitas pessoas que gastam seu tempo livre pensando em como prejudicar os outros. Como a mente humana é muito fértil, centenas de novos vírus surgem todos os dias. Claro que todos estão sujeitos a uma dor de cabeça com alguma praga que circula pela internet, mas também não precisa facilitar, não é?!

Cuidado com a curiosidadeA melhor maneira de evitar essas pragas é cuidando com os sites que você acessa, emails que abre, etc. Os antivírus podem ajudar, mas não são infalíveis. Uma das formas mais utilizadas para espalhar vírus é com links infectados espalhados pela internet.

A curiosidade humana não deixa um link do tipo "Clique aqui e descubra a resposta" passar sem ser notado e, pior, clicado. Sites que disponibilizam aplicativos pagos para download ilegal possuem, em sua grande maioria, arquivos infectados com algum tipo de praga cibernética.

Além de links contaminados é também muito comum a infecção de computadores por meio de aplicativos baixados sem devida preocupação quanto à procedência dele. Agora ficou muito comum também o uso de pendrives para espalhar worms e spywares entre os PCs.

Se você tem uma pequena rede de computadores em casa então, é um prato cheio para que um vírus aparentemente inofensivo passe para todas as máquinas interligadas e faça um belo estrago.

Como você pode perceber, não são poucas as maneiras de contaminar sua máquina com vírus, spywares e worms. A criatividade do ser humano não tem limite e é uma pena que nem sempre ela seja utilizada para coisas boas. Por isso mantenha-se cauteloso quando for usar o computador e conversar com as pessoas, afinal a engenharia social também é uma forma de ameaça.

Não deixe de conferir o artigo "De onde surgem os vírus que infectam nossos computadores? Como nos protegemos?" para ficar ainda mais informado a respeito do assunto.

Agora sim, os artigos

Para começar

São muito os jargões e termos utilizados na área de segurança online. Para não ficar perdido em meio a eles, nada melhor do que uma breve explicação. Confira nos artigos abaixo os principais termos e seus significados.

Compras online? Fique atento!

A facilidade de comprar as coisas sem sair de casa atraiu milhares de pessoas pelo mundo inteiro. Mas como ter certeza de que seus dados estão realmente seguros e não foram interceptados por ninguém?! Veja logo abaixo os artigos que tratam desse assunto e também trazem diversas dicas valiosas para você não ser pego de surpresa.

Cuidado com as compras online

Com sites de banco o cuidado é redobrado!

Assim como as compras podem ser feitas pela internet, o pagamento de boletos, contas e títulos também. Se não todos, a maioria dos bancos possui um site, chamado bankline, que permite não só o pagamento de faturas como consulta a dados da conta, transferências e qualquer outra operação bancária.

Dados desse tipo são os mais cobiçados pelos hackers, por isso sites de banco são os que sofrem o maior número de ataques. Para garantir a integridade dos dados e a segurança dos usuários, os banklines possuem uma série de procedimentos para garantir que o acesso à conta está realmente sendo feito pelo cliente.

Confira como os Bankers trabalham acessando o artigo "Segurança: saiba como os Bankers atacam na internet" e fique por dentro dos principais motivos que levam os sites de banco terem tantos mecanismos de autenticação e cadastro no artigo "Por que alguns sites de banco exigem cadastramento do PC?".

Para saber o que o futuro bancário reserva, não deixe de acessar o artigo "Segurança: conheça o banco do futuro" e não se esqueça de "Proteger suas informações bancárias!".

Cuidado com os sites de bancos

Quanto mais segurança, melhor!

Quando o assunto é internet e proteção aos dados, segurança nunca é demais, assim como dicas de prevenção também não o são. É por isso que o portal Baixaki possui uma coleção de artigos que tratam deste assunto, os quais você pode encontrar listados logo abaixo. Não deixe de conferir todos eles e ficar ligado no que está acontecendo no submundo da segurança cibernética.

Todos sabem que muitas pessoas preferem fazer compras e realizar pagamentos pela internet, mas ainda é grande o número de usuários que resistem à tecnologia com medo de serem vítimas de fraudes e roubos online.

A melhor maneira de ficar livre das pragas cibernéticas é ser consciente e não acreditar em tudo o que se lê ela internet. Unindo isso às dicas mostradas em cada um dos artigos cima, as chances de ter os dados roubados ou ser enganado são bem menores.

O acesso à tecnologia pode complicar um pouco quando o assunto é a privacidade dos usuários, mas se usada de maneira consciente, só traz benefício aos usuários. E quanto a vocês, leitores, já foram vítimas de fraude pela internet? Quais precauções tomam?! Não deixem de comentar!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.