Mito ou Verdade: Muitas extensões no Firefox pode fazer demorar mais para carregar as páginas?

3 min de leitura
Imagem de: Mito ou Verdade: Muitas extensões no Firefox pode fazer demorar mais para carregar as páginas?

Sem dúvidas esta pergunta já passou pela cabeça dos usuários deste navegador. Conhecido pela flexibilidade e grandes possibilidades de personalização, o Firefox conquistou sua fatia no mercado e tem crescido a cada dia mais.

Infelizmente, não há como fugir desta regra: tudo em excesso faz mal. Se você possui uma quantidade realmente grande de complementos instalados, não restam dúvidas de que seu navegador ficará mais lento, pois cada vez que ele for iniciado terá uma série de outras pequenas coisas para inicializar junto.

É basicamente o mesmo problema de iniciar o Windows e diversos programas ao mesmo tempo - o sistema tem muitos processos para atender e acaba ficando lento. Na maioria dos casos, os complementos não causam uma lentidão perceptível; entretanto, são programas e podem afetar a performance do navegador, dependendo de fatores externos (como as configurações de seu computador, por exemplo) - ainda mais se você tiver um grande número deles instalado.

O excesso de complementos certamente deixará seu navegador mais lento

Porém, antes de começar a desabilitar seus complementos, saiba que nem sempre o problema está na quantidade, mas têm a ver com outras variáveis. A seguir são mostrados os casos mais comuns relacionados à extensões que podem causar lentidão no Firefox.

Uma boa forma de detecção para qualquer um dos casos é desabilitar o complemento e reiniciar o navegador para efetuar o teste. Para qualquer um dos problemas, uma possível solução seria tentar reinstalar a extensão em questão.

Complementos que deixam mais lento em determinadas situações

Como tudo na informática às vezes é um pouco relativo, alguns complementos podem deixar o Firefox mais lento em situações específicas. Por exemplo, digamos que você tenha uma extensão que verifique atualizações em páginas da internet. Agora vamos supor que você deixe configurado para esta verificação seja feita a cada 5 ou 10 minutos.

Alguns complementos podem acarretar lentidão em situações específicas

De acordo com as configurações do seu computador, velocidade da conexão com a internet e número de páginas para as quais foram adotadas as especificações acima, certamente seu Firefox vai virar uma tartaruga. O mesmo acontece para aqueles complementos que inspecionam páginas se você acessar um site que faça diversas requisições em um período curto de tempo.

Complementos de compatibilidade duvidosa

O Firefox é um navegador de código aberto e segue a filosofia de tais produtos. Assim sendo, existe uma ampla gama de programadores que desenvolve complementos para este browser. Entretanto, nem sempre estas extensões são testadas e funcionam da maneira correta e, desta forma, podem revelarem-se incompatíveis com o Firefox e causarem mau funcionamento.

Antes de instalar uma extensão, procure verificar se ela foi testada ou até mesmo observar comentários deixados por usuários que já utilizaram para ver se não apresentou problemas antes. Em alguns casos, você pode encontrar os “complementos experimentais”.

Complementos experimentais levam aviso por parte da Mozilla

Os complementos experimentais são aqueles que foram recentemente adicionados para download pela Mozilla, mas que ainda não foram testados pela equipe. Adicionalmente, não tiveram comentários de usuários. Neste caso, podem ser versões de teste ou protótipos ainda e não ter um funcionamento adequado.

Complementos não compatíveis com outros complementos

Às vezes instalamos tantos complementos que nos esquecemos de verificar a compatibilidade entre eles. Sim, assim como alguns programas podem entrar em conflito com outros, algumas extensões também apresentam esse comportamento.  É um caso mais particular e muitas vezes difícil de ser detectado. Uma forma para localizar tal problema seria desabilitar tais complementos e verificar os resultados.

Complementos que abrem determinados programas

Existem complementos que são utilizados especificamente para ativar ou abrir programas uma vez que estejam ativos. Neste caso é uma questão de lógica: se o aplicativo aberto a partir da extensão do Firefox for pesado, certamente o navegador passará imediatamente a apresentar lentidão para navegação.

Não tenho nenhum destes problemas, e agora?

Algumas vezes não são os complementos que estão deixando seu Firefox mais lento, mas sim seu perfil. Por diversas razões seu perfil pode estar com problemas e, neste caso, a solução é criar um novo.

Quando o vilão não é o Firefox...

Assim como nem sempre a culpa é dos complementos, algumas vezes ela sequer está sendo causada pelo Firefox. Às vezes a lentidão no navegador  é apenas um reflexo de uma situação geral que está ocorrendo em seu computador. Lentidão na navegação pode estar associada a conexão e programas que ocupem muito dela (como compartilhadores P2P) abertos.

Às vezes a lentidão no navegador é apenas um reflexo de outros problemas no computador

Outro fator que deve ser verificado é o estado da memória RAM e se ela está em quantidade apropriada para o número de programas ativos que fazem uso dela. Da mesma forma, alguns procedimentos que não fazem mal algum são manter seu disco rígido livre de arquivos desnecessários e sempre desfragmentá-lo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.