Como Usar FormatFactory

4 min de leitura
Imagem de: Como Usar FormatFactory

Atualmente, existem uma infinidade de formatos de áudio, vídeo e imagem espalhados pela internet. Independente da qualidade ou da funcionalidade, algumas pessoas tem suas preferências quanto à extensão de seus arquivos.

Além disso, dependendo da finalidade que você quer dar para um arquivo, é importante que ele esteja em determinado formato, mas nem sempre é possível encontrá-lo assim.

Para isso, existem diversos conversores de arquivos e um dos mais bem conceituados e completos da internet, sem dúvida, é o FormatFactory. Ensinaremos agora a como usar este excelente programa, passo-a-passo. É bem simples e, sem mais delongas, mãos à obra.

Começando a usar

Depois de baixar e instalar o FormatFactory, é importante acessar o menu Opções presente na barra de ferramentas do programa. Lá, defina as configurações quanto às notificações sonoras emitidas pelo programa, se algo deve ser feito automaticamente depois de finalizada uma conversão e também a pasta destino dos arquivos convertidos.

Opções do FormatFactory

Aqui se faz importante ressaltar um aspecto interessante do programa. Na seção Após Conversão, em que você define o que será feito após cada conversão, é possível selecionar uma opção que desligará o computador.

Isso é bastante útil quando você deixa o computador convertendo um arquivo muito grande ou mesmo diversos arquivos e sai ou vai dormir. Finalizadas todas as alterações de configuração, o programa já estará apto a suprir suas necessidades de conversão de arquivos de áudio, vídeo e imagem.

Convertendo arquivos

A partir da aba presente à esquerda da janela do programa, você selecionará o tipo de arquivo (vídeo, áudio ou imagem) e o formato para qual deseja convertê-lo.

Um ponto interessante deste programa é o fato de permitir conversões múltiplas, pois ele cria uma lista com todos os arquivos que você adicionou à conversão. Por exemplo, é possível adicionar à mesma lista arquivos de imagem, de áudio e de vídeo que serão convertidos para inúmeros formatos diferentes.

Clicando sobre qualquer formato de saída, uma janela será aberta para que você selecione os arquivos a serem convertidos. Clique em Ad. Arquivo para adicionar arquivos únicos ou em Ad. Pasta para incluir pastas inteiras.

Nesta mesma tela, você ainda poderá realizar outras alterações. É possível habilitar as opções Pasta de Saída do Arquivo de origem, para que o arquivo convertido vá para a pasta de origem do arquivo original e não para aquela pré-definida por você, e também Anexar nome de definição, para que ao nome do arquivo final seja incluída a definição da conversão.

Adicione arquivos para conversão

O FormatFactory permite também que você realize algumas alterações quanto à qualidade do arquivo a ser criado com a conversão. Para isso, clique em Config. de Saída e você será levado a uma nova janela.

Configure a qualidade dos arquivos convertidos

Independente do formato para o qual você irá converter qualquer arquivo, o processo é sempre o mesmo. Você pode também definir o nível de prioridade das conversões clicando sobre elas com o botão direito do mouse e depois em Grau de Prioridades.

Defina o grau de prioridade das conversões

Terminadas todas as configurações dos arquivos a serem convertidos, basta que você clique em Iniciar. Todos os arquivos serão convertidos individualmente e você pode pausar ou interromper a conversão a qualquer instante.

Clique em

Dispositivos móveis

Além de converter arquivos de áudio, vídeo e imagem para os formatos convencionais (entenda-se aqui convencionais como sendo aqueles usados em computadores), o FormatFactory também é capaz de converter arquivos para que estes sejam utilizados por dispositivos móveis. Este recurso está disponível na seção Dispositivos Móveis\PSP\iPhone.

Selecionando arquivos para convertê-los para formato de PSP

Os arquivos podem ser convertidos para formatos compatíveis com celulares, MP4 players, iPhone, iPod, PSP, BlackBerry, Zune, iRiver H300 e MeiZu MiniPlayer. Este processo funciona da mesma maneira que os já citados anteriormente.

Conversão de discos

Outra função do FormatFactory é a de converter o conteúdo de CDs e DVDs, seja para arquivos de áudio ou vídeo, seja para arquivos de imagem no formato ISO.

Conteúdo do DVD

Para converter o conteúdo de um DVD para um arquivo de vídeo, clique na guia ROM Dispositivos\DVD\CD\ISO e depois em DVD para Arquivo de Vídeo. Na janela que se abriu, você poderá definir configurações de qualidade e o formato de saída do vídeo (MP4, AVI, FLV, MPG, 3GP, WMV ou SWF) e depois clique em Converter.

DVD para Arquivo de Vídeo

Conteúdo de CD de áudio

A conversão das faixas de um CD de música para arquivos de áudio funciona exatamente da mesma maneira. Clique em Música CD de áudio para arquivo e então selecione o formato de saída do áudio (MP3, WMA, OGG, AAC, M4A, M4R, AMR, MP2 ou WAV) e então clique em Converter.

Na conversão de faixas de um CD para arquivos, é possível adquirir as informações do álbum na internet. Para isso, clique no botão freeDB Pegar informações d... Você poderá ainda informar manualmente o nome de todas as faixas, digitando o título desejado no campo onde está escrito Track.

Música CD de áudio para arquivo

Imagem de CD/DVD

Com o FormatFactory também é possível criar imagens nos formatos ISO ou CSO (um método de compressão de arquivos ISO, usado para poupar mais espaço em dispositivos como PSP). Este processo, do mesmo modo que os outros realizados através deste programa, é bastante simples. Insira o disco em seu drive, clique em DVD/CD para ISO/CSO, defina a pasta de destino e clique em Converter.

DVD/CD para ISO/CSO

ISO para CSO

Este programa ainda possui mais uma função. Além de todas as dezenas de conversões já citadas, ele também é capaz de comprimir arquivos de imagem no formato ISO para formato CSO. Clique em ISO <--> CSO e repita o mesmo processo de uma conversão simples.

ISO <--> CSO

Enfim, este foi o nosso guia de uso deste ótimo programa que é o FormatFactory. Espero que possa lhes ser útil. Um abraço desde a redação do Baixaki e até o próximo guia.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.