Quanta tinta sobra no cartucho 'vazio' da sua impressora?

3 min de leitura
Imagem de: Quanta tinta sobra no cartucho 'vazio' da sua impressora?
Imagem: YouTube

Há algumas semanas, uma loja de impressão norte-americana chamada Bellevue Fine Art publicou no YouTube um vídeo demonstrando como suas impressoras Epson 9900 estavam desperdiçando quantidades de tinta absurdas. Em alguns casos, os cartuchos ditos “vazios” pela impressora ainda tinham mais de 20% de carga sobrando. Como a máquina não aceita mais cartuchos considerados vazios, a empresa foi obrigada a comprar novos cartuchos.

O pessoal da Bellevue só descobriu esse problema depois de ter seus cartuchos inutilizados mais rapidamente do que o normal. Além do mais, como a 9900 é uma máquina industrial com cartuchos bem grandes, era notável a presença de tinta apenas pelo manuseio.

Eles então abriram os cartuchos e contaram os mililitros restantes. Antes disso, eles também pesaram os cartuchos cheios e fizeram uma comparação com os ditos vazios e também com os realmente vazios. Confira o vídeo:

Você provavelmente não ficará surpreso em saber que de fato havia um monte de tinta ainda disponível: em um cartucho de 700ml, geralmente ainda havia entre 100 e 150 ml de tinta no reservatório, cerca de 14% ou 21% do total. Em cartuchos menores, de 350 ml, ainda tinha algo entre 60 e 80 ml de tinta, o correspondente a 17% ou 22%.

Por que não usam toda a tinta?

Especialistas em impressoras comentam que isso acontece pelo fato de as impressoras da Epson usarem cabeças de impressão embutidas diretamente na impressora e não no cartucho. Nesses casso, a impressora nunca pode ficar “seca”, o que ocasionaria entupimentos. Dessa maneira, as fabricantes impedem que a máquina imprima quando o cartucho fica em um nível muito baixo.

Mas 21% é um nível baixo? De forma alguma. Segundo testes realizados pelo PC Word, nesse caso, o nível aceitável de desperdício para que a impressora não fique seca é de 8%. Esse site ainda testou a situação em cartuchos remanufaturados, e os resultados foram simplesmente assustadores. Em alguns casos, as impressoras paravam de funcionar com mais de 45% dos cartuchos paralelos cheios, forçando o consumidor a comprar mais suprimento.

Tecnologias diferentes

Impressoras com tecnologias diferentes, com as cabeças de impressão embutidas nos cartuchos normalmente têm maior eficiência porque não precisam trabalhar com margem de desperdício, já que ficar sem tinta não danifica a impressora. HP, Lexmark e outras se beneficiam dessa vantagem, mas seus cartuchos ficam significativamente mais caros. Em contra partida, a própria Epson agora já oferece o "tanque de tinta", que pode durar até dois anos.

Segundo os testes do PC Word, impressoras HP não param de funcionar quando os avisos de tinta acabando começam a aparecer, diferente das Epson e Canon, que participaram dos testes. Aparelhos Lexmark não foram levados em conta.

As impressoras da HP ainda conseguiram imprimir uma boa quantidade a mais de páginas do que era indicado na embalagem (810 impressas contra 660 esperadas). No caso dos modelos da Epson a conta foi negativa (209 impressas contra 335 esperadas) assim como as da Kodak (480 impressas contra 540 esperadas). Confira os detalhes de cada impressora e cartuchos desse teste.

Fórum Antipirataria

O TecMundo esteve presente no Fórum Antipirataria 2015 da HP, que aconteceu no México no fim de setembro, e aproveitamos para conversar com o pessoal da fabricante sobre esse possível desperdício.

Ricardo Roca, gerente de desenvolvimento de suprimentos na HP, disse ao TecMundo que a fabricante desconsidera as quantidades de tinta que são desperdiçadas pelos cartuchos e toners e não as especifica nas embalagens. Ou seja, eles preferem mostrar apenas a quantidade que pode de fato ser utilizada.

“Não seria justo com o consumidor ter essa informação. Quando sabemos que existe algum resíduo, nós não incluímos na conta de páginas que podem ser impressas com aquele cartucho”, esclareceu Roca.

Você acha que o desperdício de cartuchos de impressão pode realmente afetar seu bolso? Comente no Fórum do TecMundo

O TecMundo viajou à Puebla, no México, a convite da HP para o Fórum Antipirataria 2015.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.