GIMP: coloque clips de papel nas suas fotos!

2 min de leitura
Imagem de: GIMP: coloque clips de papel nas suas fotos!

Muitas vezes queremos fazer algo diferente nas fotos, mas saber o que é este “algo diferente” é um pouco complicado, não? Pois então pense em fazer algo novo e bem simples: coloque um clipe de papel na sua foto! Complicado? Esta é a única palavra que não serve para este tutorial! Portanto, separe as fotos que você quer usar e os seus clips que já vamos começar! Já abriu seu GIMP? Não? Então não perca mais tempo! Inicie-o agora e vamos lá! Lembrando que este tutorial é voltado aos usuários iniciantes do GIMP.

Primeiro de tudo, vamos listar aqui o que você vai precisar para este tutorial. É importante que você tenha alguns clips de papel em casa e uma câmera com uma qualidade razoavelmente boa. Pegue uma folha de papel sulfite branco, coloque os clips sobre ela e tire uma foto. Quanto menos clips, melhor. Ficará mais fácil selecionar cada um deles. Aqui, tiramos a foto de um clip apenas para facilitar.

Depois de ter passado a foto para o seu computador e abri-la no GIMP, use a Ferramenta de Seleção Livre para contornar o clip. Agora, tecle CTRL + X no seu teclado para recortar a seleção. Feito isso, vá para a foto que você quer colocar o clip e pressione CTRL + V.

Observe que o clip ficou maior do que deveria. Para reduzir o tamanho dele, usaremos a Ferramenta de Redimensionar. Deixe-o de um tamanho proporcional à imagem e mova-o com a Ferramenta de Movimento.

Agora que a imagem do clip já foi inserida, você pode girá-la para dar um efeito de clip colocado à mão. Use a Ferramenta de Rotacionar para fazer isto. Cuidado para não exagerar na inclinação, afinal, quanto maior o exagero, mais artificial a imagem fica.

Com o clip já inclinado é hora de fazer parecer que ele está realmente segurando a sua foto. Use a Borracha para apagar a parte interna do clip.

Pronto! O seu clip já está colocado na imagem! Você pode repetir este procedimento quantas vezes quiser e em quantas fotos achar que fica interessante! Veja como ficou a nossa imagem:

Como pode ver, utilizamos uma borda na foto e colocamos uma sombra para dar volume à imagem. Assim, ela fica destacada neste fundo colorido. Você pode trabalhar com efeitos que complementem a sua imagem para que ela fique mais bonita. É interessante usar elementos que deem um contexto ao clip inserido na sua foto editada! Lembre-se de tomar cuidado com os excessos; eles podem transformar a sua imagem em um amontoado de efeitos sem sentido!

E aí, você conhece alguma outra forma de fazer este tutorial? Conte para a gente no seu comentário!

Fique atento para os próximos tutorias para o GIMP do Baixaki! Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.