Photoshop: Faça nevar nas suas letras!

3 min de leitura
Imagem de: Photoshop: Faça nevar nas suas letras!

Apesar de o Natal estar cada vez mais perto, muita gente ainda não preparou nada para receber o Bom Velhinho. Mas não é motivo para se desesperar. O Baixaki traz para vocês um tutorial simples e rápido para colocar efeito de neve nas suas letras dos seus cartões. A imagem que você vai ter no final deste tutorial pode ser usada em cartões, como já ensinamos a fazer em outro tutorial.

Como vocês verão, este tutorial foi feito em Adobe Photoshop CS4, mas para quem preferir usar as versões CS2 ou CS3 não encontrará diferença para criar a neve. Portanto, abra seu Photoshop, escolha um tamanho para a imagem – neste tutorial faremos uma imagem de 500x250 pixel – e mãos à obra, baixanautas!

1) Crie uma nova imagem de aproximadamente 500 x 250 pixels e pinte com um tom de vermelho escuro (#9e0b0f) utilizando a ferramenta “Balde de tinta” (atalho: tecla “G”).

2) Escreva alguma mensagem natalina em com a fonte que você preferir. Aqui foi utilizada a fonte Impact, corpo 96. A cor da fonte também é livre, a usada neste tutorial foi um tom de verde escuro (#085800).

3) Com a ferramenta “Laço” (atalho: tecla “L”), faça o desenho da neve. Desenhe com muito cuidado e lembre-se de fazê-lo como se a neve estivesse caindo das letras. Lembre-se de selecionar o segundo ícone, isto fará com que você não precise ficar pressionando SHIFT enquanto desenha os flocos de neve.

4) Na janela de camadas, clique na aba “Canais” (Channels) e na parte inferior, crie um novo canal. Feito isso, pinte as áreas selecionadas de branco utilizando o “Balde de tinta”. Depois de colorir, clique em “Filtros” (Filters), “Desfocagem” (Blur) e aplique o filtro “Desfocagem Gaussiana” (Gaussian Blur). Recomendamos que o número de pixels não vá além de 2, do contrário a imagem não ficará parecida com neve. Ainda não volte para as camadas.  Clique em “Imagem” (Image), depois em “Ajustes” (Adjustments) e por último em “Níveis” (Levels). E equilibre a imagem. O atalho para a janela de níveis é CTRL + L.

5) Agora, volte para a aba “Camadas” e crie uma nova, clicando no botão na parte inferior da janela de camadas. Feito isso, clique em “Seleção” (Select) e depois em “Carregar seleção” (Load selection). Nesta janela, na opção “Canal” (Channel), selecione a camada que já criamos a “Alpha 1”. Clique em OK e use o “Balde de tinta” para pintar esta seleção de branco.

6) Clique com o botão direito na camada da neve e selecione a opção “Opções de camada” (Blending options). Ative o “Chanfro e entalhe” (Bevel and Emboss), lembre-se de deixá-lo bem suave. Aplique também na fonte, repetindo o processo com a camada de texto selecionada.

7) Se quiser, pode criar uma nova camada para colocar neve na parte de baixo do seu texto nevado. Selecione a ferramenta “Pincel” (Brush) e aumente a “Dureza” (Hardness) em 50%. Faça uma linha fina e ondulada embaixo do texto e aplique o “Chanfro e entalhe” como no passo anterior.


8) Agora, vamos trabalhar fundo da sua mensagem de natal. Duplique a camada de fundo e delete a primeira – ela deverá ter um cadeado ao lado. Na camada duplicada, acesse as “Opções de camada” (Blending Options) e selecione a opção “Sobreposição com gradiente” e altere a cor de preto para o mesmo tom de vermelho escuro.

9) Aplicado o gradiente no fundo, é hora de colocarmos detalhes de flocos de neve. Com a ferramenta “Forma peronalizada” (Custom Shape Tool), alterne as imagens de flocos de neve da biblioteca do Photoshop. Diminua a opacidade para que elas fiquem mais suaves. Pronto! Seu efeito de neve já está feito! Salve e envie para seus amigos e parentes!

Este foi mais um tutorial de Photoshop! Espero que tenham gostado. Um Feliz Natal para todos vocês, baixanautas! Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.