O que esperar da IFA 2015?

4 min de leitura
Imagem de: O que esperar da IFA 2015?

A IFA (Internationale Funkausstellung Berlin), evento anual que acontece em Berlim, na Alemanha, é considerada – juntamente com a CES e a MWC – uma das maiores feiras de eletrônicos do mundo. No segundo semestre, esse é o acontecimento que marca o lançamento e o anúncio de vários produtos inovadores para o mercado consumidor.

A edição de 2015 da IFA acontecerá entre os dias 4 e 9 de setembro e será realizada no centro de eventos Messe Berlin, mas já tem conferências voltadas para a imprensa agendadas nos dias 2 e 3. Embora algumas empresas de peso do segmento de smartphones tenham adiantado os lançamentos do ano – como a Motorola, a LG e a Samsung –,  é provável que outras companhias surpreendam com anúncios interessantes. Vamos ver o que podemos esperar da IFA 2015 dentro dessa categoria de aparelhos?

Samsung – Gear S2 e um novo tablet

Em 2015, a Samsung adiantou o seu calendário e anunciou com antecedência o aparelho que geralmente ganhava atenção apenas durante a IFA. O Galaxy Note 5 – juntamente com o Galaxy S6 edge Plus – foi apresentado em um evento no começo do mês de agosto, o Galaxy Unpacked 2015, tirando um pouco do peso que a apresentação da sul-coreana teria durante a feira.

Porém, ainda podemos esperar algumas revelações da Samsung durante a IFA. Uma das aparições garantidas é o Gear S2, evolução do smartwatch equipado com Tizen que vai ganhar os holofotes no dia 3 de setembro. Outro produto que deve dar as caras é o Galaxy Tab Edge – nome ainda não confirmado –, um tablet com tela de bordas curvas que foi prometido durante o Galaxy Unpacked 2015, mas só deve aparecer mesmo na IFA 2015.

Motorola – Moto 360 e Moto Maxx 2015

A Motorola é outra empresa que adiantou o calendário e revelou o seu portfólio antes da IFA 2015. O Moto G de terceira geração, o Moto X Play e o Moto X Style foram apresentados durante um evento no final de julho, restando pouca coisa para a feira na Alemanha. Porém, ainda há possibilidades de encontrarmos novidades da fabricante durante sua participação.

Motorola pode apresentar uma nova geração do Moto 360 na IFA 2015.

Uma nova geração do Moto 360, o smartwatch da companhia equipado com Android Wear, é uma das apostas com maior chance de acontecer. O dispositivo tem aparecido em diversos rumores e vazamento, o que reforça essa possibilidade. Outro aparelho que pode dar as caras é a nova geração do Moto Maxx, mas é pouco provável que isso aconteça, uma vez que o smartphone atual nem completou um ano de lançamento.

Caso ainda não tenha visto, confira a análise do Moto X Play:

LG – LG G4 Pro e G Pad II

Apesar de já ter apresentado seu atual flagship para o mercado, há rumores que indicam que a LG vai revelar mais um top de linha ainda em 2015. Embora não exista uma data para isso acontecer, a IFA é uma das melhores vitrines que a empresa poderia escolher para esse anúncio.

LG pode apresentar uma versão mais parruda do seu top de linha, o LG G4 Pro.

Os rumores sugerem que esse smartphone terá uma carcaça de metal e trará especificações técnicas bem parrudas. A LG também anunciou o G Pad II, tablet que será oficialmente apresentado para os consumidores durante a IFA 2015 e representará uma nova geração para esses dispositivos que estão perdendo cada vez mais mercado para os smartphones de telas grandes.

Sony – Xperia Z5 e mais dois aparelhos

A Sony é uma das poucas empresas que reservou grandes anúncios para a IFA 2015. No entanto, isso acontece por causa da estratégia de lançamento que a companhia adota, disponibilizando novos aparelhos em um curto espaço de tempo.

Durante a IFA 2015, a Sony apresentará o Xperia Z5 e mais dois aparelhos para o mercado consumidor.

Esse é o caso do Xperia Z5 e mais dois aparelhos que serão revelados na feira na Alemanha, informação vazada com exclusividade pelo TecMundo. O flagship deve ter como um dos destaques o leitor de digitais integrado ao botão de bloqueio/desbloqueio de tela, característica que será compartilhada pelos outros modelos e deve ser considerada uma das mais avançadas do mercado.

ASUS – ZenWatch 2

A ASUS é outra empresa que terá um evento próprio de apresentação de produtos antes de a feira IFA 2015 começar oficialmente. A conferência da companhia está agendada para o dia 2 de setembro (quinta-feira), às 8h30 (horário de Braslília), e convida os consumidores a "experimentar uma linha diversa de inovações empolgantes". No vídeo teaser disponilizado pela ASUS, ainda há uma mensagem sobre inspirações "no poder e na beleza da natureza".

De acordo com um teaser publicado na página da empresa no Facebook, devemos esperar um monitor com base fina e um smartwatch (o novo ZenWatch 2, apresentado durante a Computex 2015). Um celular com especificações técnicas intermediárias também estaria nos planos da companhia.

O que esperar da IFA 2015? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.