IBM registrou mais de 20 patentes por dia apenas em 2016

1 min de leitura
Imagem de: IBM registrou mais de 20 patentes por dia apenas em 2016
Imagem: Chicago Tribune

Apesar de as atenções do grande público estarem sempre mais voltadas para o que empresas como a Google, o Facebook e a Apple têm inventado no mundo da tecnologia, muitas outras companhias dessa categoria acabam produzindo várias ideias (sejam boas ou ruins) e tratam de registrar suas patentes nos escritórios autorizados.

E a empresa que continua se destacando nessa área é a IBM, mantendo a liderança em número de patentes. Na primeira metade de 2016, foram nada menos que 3.617 registros, que resultam em uma média de 23,6 patentes para cada dia do ano até então. Em seguida, está a sul-coreana Samsung, seguida por Google, Intel, Qualcomm, Microsoft e só então Apple e Facebook.

Empresas com o maior número de registro de patente até junho de 2016 na categoria de tecnologia

Em primeiro lugar

A liderança em número de patentes registradas é da IBM há muito tempo, pelo menos desde 2009. A segunda posição também é mantida com tranquilidade pela Samsung, e o terceiro lugar, tradicionalmente da Microsoft, foi tomado pela Google em meados de 2012.

Apesar da queda apresentada pela IBM na quantidade de patentes no ano passado, este ano já apresentou um aumento de 13% nos registros

Apesar da queda apresentada pela IBM na quantidade de patentes no ano passado, este ano já apresentou um aumento de 13% nos registros como resultado de uma transição importante pela qual a empresa vem passando recentemente. Distanciando-se um pouco do mercado de hardware pelo qual é famosa, a IBM vem investindo em computação em nuvem, analytics, serviços relacionados à inteligência artificial e muitas outras áreas científicas.

Muitas das ideias da empresa giram em torno desses novos mercados e alguns deles podem, inclusive, revolucionar o mundo da tecnologia caso saiam do papel para ganhar vida. É o caso da memória PCM, que substitui RAM e Flash, das macromoléculas capazes de matar diversos tipos de infecção viral e do IBM Watson, o sistema de IA que consegue reconhecer tristeza, alegria e outras emoções ao analisar os textos escritos por pessoas que estejam interagindo com ele.

Patentes de cada empresa de tecnologia desde 2009

Briga acirrada

Segundo o United States Patent and Trademark Office, o escritório responsável pelas patentes no território norte-americano, a IBM foi responsável por cerca de 1% dos registros feitos durante 2015. Apesar disso, com a queda apresentada nessa quantidade desde 2014 e a ascensão da Samsung, é possível que a empresa sul-coreana tome o trono da IBM muito em breve.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.