O TouchPad seria lançado junto com o WebOS. (Fonte da imagem: Divulgação/HP)

A HP ainda não conseguiu escapar do fantasma do WebOS, o sistema operacional móvel criado a partir da compra da Palm, em 2010. Na confusão mais recente, a empresa concordou em pagar US$ 57 milhões a investidores que processavam a companhia por abandonar um modelo de negócios prometido e planejado a longo prazo.

O tal processo foi motivado quando a HP anunciou em 2011 que mudaria radicalmente os planos da empresa para focar em hardware, abandonando o WebOS. O problema é que o sistema operacional foi o grande motivo da compra da Palm – isso atraiu muitos investidores e acionistas que, obviamente, não ficaram nada felizes com a alteração.

Composto majoritariamente por fundos de pensão e investidores institucionais irritados, a ação judicial ainda conta com declarações de funcionários alegando que produtos com o WebOS sairiam apenas em 2013, contrariando as promessas oficiais de "inundar o mercado".

Com esse acordo judicial e a venda de patentes da época da Palm para a Qualcomm, a HP parece finalmente colocar um ponto final na aquisição (e no descarte) da antes clássica Palm.

Cupons de desconto TecMundo: