Como fazer o melhor uso possível do Hotmail [vídeo]

5 min de leitura
Imagem de: Como fazer o melhor uso possível do Hotmail [vídeo]

O Hotmail já foi um dos emails mais utilizados por aqueles que navegam na internet. Com o surgimento do MSN, o número de contas no correio eletrônico da Microsoft aumentou de forma exponencial. Entretanto, depois que foram lançados outros serviços do gênero, o Hotmail perdeu a sua supremacia e agora tem que dividir a atenção.

A reformulação no visual do Hotmail e a adição de novos recursos fizeram com que o serviço de Bill Gates voltasse a chamar a atenção. O problema é que nem todo mundo conhece as novas funcionalidades ou sabe como usá-las. Assim, as ferramentas que vieram para tornar a vida das pessoas mais prática acabam ficando de lado.

Sendo assim, a equipe do Tecmundo resolveu explorar melhor as funcionalidades do Hotmail e trazer para você um pouco do que o correio eletrônico tem para oferecer. Todos os recursos mostrados a seguir são gratuitos e podem ser acessados por qualquer pessoa que tenha uma conta no serviço de email da Microsoft.

O básico

Compartilhamento de arquivos

O Windows Live possui diversas ferramentas que têm como objetivo facilitar o compartilhamento de documentos, fotos e qualquer outro tipo de arquivo. O serviço Grupos, por exemplo, permite que você crie diversos grupos e envie o mesmo conteúdo para várias pessoas ao mesmo tempo.

Para reunir seus amigos com mesmo interesse em um só lugar, basta acessar a página do Windows Live Grupos e clicar em “Comece a usar”. Feito isso, é só selecionar a opção “Criar um grupo” e preencher o pequeno formulário com os dados solicitados. Pronto! Sua comunidade particular foi criada.

Botão direito do mouse

Ainda pouco conhecidas pelas pessoas que utilizam o Hotmail, as funcionalidades exibidas na tela ao clicar com o botão direito do mouse sobre uma mensagem têm como objetivo tornar algumas tarefas ainda mais simples.

Com elas, você pode, por exemplo, marcar um email como lido, enviá-lo para a lixeira ou imprimir a mensagem com apenas dois cliques do mouse. Isso agiliza bastante o processo de marcação dos emails.

Painel de leitura

Quem utiliza algum cliente de email como Outlook ou Thunderbird sentiu falta de uma interface em que se pode abrir um email sem ter que sair da lista de mensagens recebidas no Hotmail. Pensando nisso, a Microsoft adicionou uma funcionalidade que não só permite a visualização dos emails na mesma tela da caixa de entrada como também deixa você escolher em que lugar da tela o conteúdo será mostrado.

Para acionar o recurso, vá até o botão “Opções”, na parte superior direita da página, e escolha entre as opções “Inferior” (para fazer com que as mensagens sejam abertas abaixo da lista de emails da caixa de entrada) ou “Direita” (para que elas sejam exibidas no lado direito, o que fará com que a caixa de entrada seja comprimida).

Caso não tenha gostado do resultado e queira voltar aos velhos padrões do Hotmail, você só precisa repetir o caminho descrito acima, mas em vez de escolher as opções já citadas, será preciso escolher a opção “Desativado”. Assim, tudo voltará ao que era antes da aplicação do painel de leitura.

Redes sociais

A janela inicial do Hotmail ganhou uma bela reformulada e reúne diversas informações em um mesmo lugar. Além de notícias e da lista de contatos online no MSN, a tela também permite que você veja o que está rolando em algumas das principais redes sociais.

Para usufruir do recurso, é só acessar a tela inicial e, em “Novidades na sua rede”, clicar na opção “Adicionar”. O próximo passo é escolher a rede social à qual você quer se conectar e inserir seu nome de usuário e senha. Os serviços disponíveis são Facebook, MySpace e LinkedIn. Também é possível utilizar a opção “Localizar mais serviços...” para encontrar outras redes.

MSN

Assim como o Gmail oferece o GTalk para que você possa conversar com seus amigos, o Hotmail traz o MSN para a caixa de entrada do seu email. Você pode bater um papo com todos os contatos do mensageiro da Microsoft direto na página do correio eletrônico.

Na parte superior da tela do Hotmail existe a opção “Messenger”. Clicando sobre ela, você tem acesso à sua lista de amigos no mensageiro. Verifique quais os seus contatos que estão online e inicie conversas com eles sem a necessidade de instalar o Windows Live Messenger no computador.

Sinalizadores

O Hotmail possui uma funcionalidade bem interessante que permite a você sinalizar as mensagens mais importantes. Dessa forma, elas são exibidas sempre no começo da sua caixa de entrada. Além de facilitar na hora de encontrar um email, esse recurso tem como objetivo fazer com que as pessoas deem atenção primeiro aos conteúdos mais relevantes.

Para ativar a função, é só clicar na bandeira que aparece em cada mensagem quando você passa o cursor do mouse sobre ela. Isso fará com que os emails sejam automaticamente redirecionados para uma espécie de caixa de entrada prioritária, localizada no início da lista de itens não lidos.

POP3

Uma das maiores reclamações de quem utilizava o Hotmail logo em seu lançamento era o fato de o serviço não permitir o encaminhamento dos emails para aplicativos como Outlook e Thunderbird. Mais uma vez, a Microsoft ouviu os consumidores do seu produto e adicionou essa funcionalidade ao serviço.

Acessando as opções do Hotmail, é possível escolher qual ação deve ser realizada quando um email é reencaminhado para um dos clientes citados acima. Confira abaixo os endereços POP e SMTP do correio eletrônico de Bill Gates.

  • Servidor POP: pop3.live.com (Porta 995)
  • Requer POP SSL? Sim
  • Servidor SMTP: smtp.live.com (Porta 25)
  • Requer autenticação? Sim
  • Requer TLS/SSL? Sim

Centralizador de contas

Se você possui contas de email em vários serviços — Yahoo! Mail e Gmail, por exemplo —, você pode utilizar o seu endereço do Hotmail para centralizar as mensagens em apenas uma caixa de entrada.

Com isso, você só precisa acessar a página de emails da Microsoft para ter acesso às mensagens enviadas a qualquer outro endereço. Para ativar essa opção, acesse a página de configurações do Hotmail e, depois, clique em “Enviando/recebendo emails de outras contas”. Agora, é só clicar em “Adicione uma conta de email” e adicionar os dados solicitados.

.....

Acima, foram listadas apenas algumas funcionalidades oferecidas pelo Hotmail. Existem ainda muitos outros recursos oferecidos pelo Windows Live que podem ser integrados a ele, como o SkyDrive, que permite enviar mensagens com anexos de tamanho superior ao limite imposto pelo serviço de correio eletrônico.

Se você conhece outras ferramentas do Hotmail que ajudam na execução de algumas tarefas simples, não deixe de enviar seu comentário.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.