Honda Clarity: carro movido a hidrogênio chega aos EUA ainda neste ano

1 min de leitura
Imagem de: Honda Clarity: carro movido a hidrogênio chega aos EUA ainda neste ano

A Honda acaba de oficializar o lançamento de seu novo carro elétrico para 2016. Estamos falando do Clarity, que funciona com células de hidrogênio e pode trazer muitas novidades para o mercado dos Estados Unidos. Com essa fonte de energia, o motor pode funcionar de um modo bem limpo, sendo que apenas água é emitida no processo — sem gases e sem partículas.

De acordo com a Honda, o Clarity deve ser capaz de desempenhar velocidades de até 160 km/h e a autonomia dele se aproxima dos 480 quilômetros. Nos Estados Unidos, cada consumidore que quiser desfrutar dos benefícios deste carro terá que desembolsar a quantia de US$ 500 mensais (pouco mais de R$ 2.000). As primeiras unidades estão previstas para o final do ano.

Por enquanto, foram revelados somente os preços para o leasing, não havendo informações se será possível fazer a aquisição total dos carros — no método tradicional que estamos acostumados a ver no Brasil.

O grande desafio

O grande desafio da Honda não está na construção destes carros, mas sim na montagem de uma rede de abastecimento. Enquanto carros elétricos comuns ou a combustão podem ter recargas e reabastecimentos em diversos postos, veículos movidos a hidrogênio ainda não possuem abundância nesse tipo de estabelecimento.

A empresa se uniu à Toyota e à Hyundai para investir em postos que possam facilitar esse processo de recarga ao redor dos Estados Unidos. Mas isso ainda é algo que vai demorar para ser completamente viável. Ou seja: quem quiser fazer viagens com o Clarity terá que escolher destinos que fiquem mais perto do que os 480 quilômetros da autonomia dele.

.....

Você teria um carro movido a hidrogênio? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.