Uma raríssima máquina de criptografia Enigma, usada pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial para transmitir mensagens, foi comprada por uma pessoa anônima por US$ 233 mil (cerca de 736 mil reais na cotação atual), segundo informa a Sotheby’s – uma sociedade de vendas por leilão.

O aparelho de 1943 foi vendido por uma organização pouquíssimo conhecida, denominada “European Museum Foundation” pelos leiloeiros da organização Sotheby’s em Londres por quase duas vezes o preço esperado.

Máquina rara

Segundo informa a Engadget, as tropas alemãs foram instruídas a destruírem suas máquinas Enigmas durante a Segunda Guerra Mundial para evitar que caíssem em mãos inimigas. Por isso, pouquíssimas sobreviveram para contar história.

Mas além de ser um artefato nazista, a Enigma é uma peça valiosa para a história da computação moderna. O esforço dos aliados – liderados por Alan Turing – para quebrar seu segredo abriu caminho para os dispositivos que usamos hoje.

Você pode conhecer melhor a história por trás da descoberta do segredo da Enigma pelos aliados através do filme “O Jogo da Imitação”. E você, assistiu o filme? Gostou do enredo? Não deixe de comentar.

Cupons de desconto TecMundo: