Antes de começar a ler o texto, confira o vídeo abaixo. Você está olhando para um “Livens Large Gallery Flame Projector” em ação. Em resumo, ele pode ser considerado “a mãe e o pai” de todos os lança-chamas, capaz de incendiar tudo ao alcance entre 30 a 40 metros. Essa arma foi implantada na Primeira Guerra Mundial pelo exército britânico e, aparentemente, era muito eficaz.

Talvez, a Primeira Guerra Mundial tenha sido mais selvagem que a Segunda Guerra Mundial, já que contou com armas químicas terríveis, como gás de mostarda, fosgênio e cloro — que foram proibidos desde então. No entanto, a visão dessas labaredas gigantescas deve ter causado pânico nos soldados daquela época.

Apresentado na TV

O lança-chamas visto no vídeo foi construído pela tv britânica Time para o seu programa “Time Team”, depois que alguns historiadores do Centro da Universidade de Glasgow encontraram os restos de uma dessas máquinas em Mametz, na França, em 2010.

Por curiosidade, apenas quatro destes lança-chamas experimentais gigantes foram implantados em guerras. Dois deles foram destruídos na batalha do Somme, enquanto os outros dois foram utilizados perto de Diksmuide.

Cupons de desconto TecMundo: