Facebook recebeu R$ 44,6 milhões do governo federal para publicidade

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O governo federal pagou ao Facebook R$ 44,6 milhões durante ano de 2015 por publicidade na rede social. O valor é praticamente o mesmo que a esfera federal destinou aos quatro maiores jornais brasileiros juntos: O Globo, Folha de S. Paulo, Estadão e Valor. As rendas dessas quatro publicações somadas em 2015 vindas de publicidade estatal foi de 46,4 milhões.

Com isso, o Facebook se tornou de longe a mídia na qual o governo mais investe através de publicidade, sendo que o montante de 2015 foi 68,5% maior do que o registrado no ano anterior. O Twitter, considerada uma rede social de nicho para a publicidade, recebeu 172% mais verba federal do que no ano anterior, fechando 2015 com 12,1 milhões.

Por outro lado, o governo tem deixado de gastar com anúncios no Google e em suas plataformas, como o YouTube. Até abril deste ano, a empresa não tinha recebido nenhum centavo vindo de publicidade, e o valor vem diminuindo ao longo dos anos. Em 2013 foram R$ 3,48 milhões e, em 2015, somente R$ 686 mil, uma queda de 80,3%.

Esses dados foram compilados em uma publicação do UOL, que levantou as preferências do governo por empresas estrangeiras em detrimento das nacionais na aplicação de renda de publicidade. O portal em questão recebeu R$ 20,7 milhões em 2015, 193% a menos que o Facebook.

Todos os dados foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação, que obriga todas as esferas públicas a detalharem de forma aberta todos os gastos da administração. Os valores mostrados acima concentram as verbas da administração direta (o governo em si) e da indireta (empresas estatais).

Fontes

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