menu
Logo TecMundo
The BRIEF

Internet para todos: testes do Project Loon vão começar ainda neste ano

Indonésia será um dos primeiros países a receber internet através de balões de ar quente

Avatar do(a) autor(a): Douglas Petronilho Vieira

schedule16/02/2016, às 16:02

Fonte:

Imagem de Internet para todos: testes do Project Loon vão começar ainda neste ano no tecmundo

Os planos para o Project Loon são ambiciosos. Caso não se lembre, trata-se da iniciativa da Alphabet X (antiga divisão da Google conhecida como Google X) de levar internet a diversos lugares do mundo utilizando balões de ar quente, algo que começará a ser testado em caráter oficial a partir deste ano na Indonésia com o auxílio de operadoras locais. Vale lembrar, o país já havia sido anunciado como o primeiro a receber os testes em outubro do ano passado

De acordo com o site re/code, o maior desafio da Alphabet X nesse processo foi encontrar o modelo ideal de balão. Após algumas tentativas, a empresa conseguiu chegar a um resultado mais satisfatório ao entregar um meio capaz de se mover de forma mais precisa e com menos investimento (há relatos de que apenas um desses balões viajou ao redor do globo 19 vezes em 187 dias no último ano). 

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Além da Indonésia, também há relatos de que a Google está em busca de parcerias com empresas que atuam no Sri Lanka. Atualmente, o sistema é capaz de oferecer conexões de 15 Mbps, o que, de acordo com Astro Teller, chefe da Alphabet X, já seria o bastante para permitir a visualização de uma transmissão ao vivo. 

Outro detalhe mencionado por Teller é que a próxima etapa de testes do Project Loon vai consistir em ver como tudo isso funciona na prática, mas não houve menção de quando a empresa pretende dar início a esses testes.

Projetos abandonados 

A ocasião também serviu para que o executivo mencionasse sobre dois projetos que foram abandonados pela Alphabet X: um deles é de agricultura vertical (que usa um décimo de água e um centésimo da terra necessárias atualmente para esse procedimento), e o outro tinha como meta fazer com que países remotos recorressem a veículos de carga com forma de foguetes para enviar e receber mercadorias.

Você acha que a ideia de levar a internet a lugares remotos com balões é algo que realmente pode funcionar? Comente no Fórum do TecMundo