Project Loon: internet via balões da Google estreia na Indonésia em 2016

1 min de leitura
Imagem de: Project Loon: internet via balões da Google estreia na Indonésia em 2016
Imagem: Project Loon

Depois de percorrer 17 milhões de quilômetros em testes, a Alphabet (ex-Google) está pronta para a prova final do Project Loon, a plataforma que leva internet a regiões do planeta que são afastadas ou estão sem boa conexão.

A estreia do projeto será na Indonésia em 2016 e as operadoras locais Indosat, Telkomsel e XL Axiata já assinaram um acordo com a Google.

Atualmente, só um terço da população de 250 milhões de pessoas da Indonésia possui acesso à rede, sendo que a grande culpada por isso é a geografia: o local é formado por várias ilhas e fazer uma estrutura de cabo ou torres mobile é um gasto bastante significativo. Até por isso, o transporte do sinal por balões é uma alternativa ainda mais viável.

Nos testes, o Loon transferiu dados sem fio entre balões individuais flutuando a 100 km de distância entre si na estratosfera. A ideia é que regiões remotas ganhem acesso à internet da mesma forma. A Indonésia deve ser o primeiro país a colocar a tecnologia em prática. A Google deseja "levar o poder da internet a milhões de indivíduos, onde quer que eles estejam, pela primeira vez".

O futuro da internet está na internet com balões (Project Loon) da Google? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.