Próxima leva de celulares Android já pode vir com Waze instalado de fábrica

1 min de leitura
Imagem de: Próxima leva de celulares Android já pode vir com Waze instalado de fábrica
Imagem: TNW

É estranho que, em um mundo cada vez mais conectado e com celulares de qualidade a alcance de todos, ainda tenhamos uma parcela dos consumidores que não extraem o básico desse conjunto. Um exemplo disso é que, ainda hoje, muitas pessoas não conhecem ou usam o Waze, app de trânsito e localização com base social – preferido de 9 em cada 10 perdidos de plantão. Porém, se depender da Google, isso deve mudar, já que a empresa vai permitir que o software venha pré-instalado em dispositivos mobile a partir de agora.

A Gigante das Buscas comprou a empresa criadora do aplicativo em 2013 – desbancando o Facebook no processo –, mas só agora resolveu colocá-lo oficialmente como parte do Google Mobile Services. O anúncio foi feito oficialmente pela companhia na última segunda-feira (2), durante uma apresentação na MWC 2015. Ao fazer parte desse kit, o Waze pode ser incluído pelas fabricantes durante o processo de produção de celulares ou tablets, fazendo com que o aparelho já chegue com a ferramenta assim que for adquirido pelos consumidores.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Ok, mas o que isso muda para quem já usa o serviço? O Waze vai sair da Google Play e só ficará disponível para quem comprar smartphones fabricando daqui para frente? Na verdade, não. Qualquer um que queria experimentar o app pode baixá-lo gratuitamente na loja oficial do Android, sem qualquer problema. A vantagem é que, como o aplicativo depende das interações e avisos gerados pelo próprio público, uma base maior de usuários tende a tornar ainda mais preciso os dados sobre trânsito, acidentes e problemas nos trajetos da cidade ou das estradas.

“Se uma operadora pré-instalar o Waze em seus celulares, uma grande porcentagem da população mundial pode ter acesso imediato a estradas bloqueadas, cruzamentos perigosos e mais, em tempo real”, explicou Julie Mossler, da Waze, na nota oficial da empresa. É inegável que é uma ótima estratégia da Google em relação a um software que depende tanto de sua comunidade, já que nem todo mundo tem conhecimento ou paciência para procurar, instalar e testar novos aplicativos. E aí, pronto para ensinar seus pais a ficar de olho no Waze?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.