(Fonte da imagem: Divulgação/Waze)

De acordo com o jornal israelense Globes, a Google ganhou a disputa pelo app Waze e vai pagar US$ 1,3 bilhão pela empresa. Fundado em 2009 em Israel, o aplicativo se tornou um dos mais populares sistemas de navegação do mercado, oferecendo aos usuários de smartphones, tablets e sistemas de GPS informações de direção, tráfego, condições das estradas, além de avisar sobre a presença de radares, acidentes e blitz policial.

O Waze recebe as informações dos próprios usuários do aplicativo, em um sistema compartilhado de dados, para dar respostas mais inteligentes e precisas sobre as rotas e as condições de tráfego nas ruas.

De Israel para o mundo

A Google e a equipe do app Waze ainda não confirmaram oficialmente a negociação, mas outras fontes confirmam o acordo entre as empresas. Tudo indica que a Google quer liderar o mercado de sistemas de navegação e aprimorar o seu programa de mapas. Não é possível saber ainda se o Waze será incorporado aos serviços da Google ou mantido como um aplicativo da empresa.

A Apple e o Facebook também haviam mostrado interesse em comprar o Waze recentemente. A primeira nem chegou a fazer uma proposta de compra, pois considerou o valor da empresa muito alto. Já o Facebook teria oferecido uma quantia próxima a US$ 1 bilhão, mas não manteria o escritório da empresa em Israel, como queriam os donos da Waze. A Google tem um espaço próprio no país e a capacidade de manter grupos e parcerias internacionais em diferentes locais do mundo.

Cupons de desconto TecMundo: