Google ocupa topo do ranking de empresa dos sonhos para jovens do Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Google ocupa topo do ranking de empresa dos sonhos para jovens do Brasil
Imagem: Slam X Hype

Trabalhar na Google é o emprego dos sonhos para a maioria dos jovens brasileiros, segundo o ranking de 2014 realizado pela consultoria Cia de Talentos em parceria com a empresa Nextview People. A próxima empresa de tecnologia da lista é a Apple, que ficou com o oitavo lugar.

A Petrobrás, que reveza com a gigante da internet desde 2008, ocupou o segundo lugar no pódio de companhias mais cobiçadas pelos jovens. Foi a primeira vez que a Google desbancou a brasileira desde 2011. A terceira, quarta e quinta posições ficaram com a Odebrecht, Itaú e Vale, respectivamente.

52 mil brasileiros de 17 a 26 anos — estudantes e recém-formados — responderam a pesquisa que buscava opiniões sobre empresas, liderança, mercado de trabalho e carreira. A entrevista consistia em perguntas abertas e sem alternativas.

Desilusão da empresa perfeita

Outro dado revelado é que o percentual de jovens que sonham trabalhar em uma empresa específica vem diminuindo desde 2012, quando representava 77%. Em 2013, a estimativa caiu para 60% e neste ano chegou a 58%.

A presidente da Cia de Talentos, Maíra Habimorad, acredita que isso tem acontecido porque hoje essas pessoas tem acesso a informações, através da internet, sobre como funcionam as empresas no dia a dia, o que vem desconstruindo o ideal de uma companhia perfeita. Um segundo motivo seria o desejo de ter um negócio próprio.

“Este ano, a pesquisa mostra que, para os jovens, fazer escolhas não é algo simples”, diz Habimorad. “Antes o jovem tinha mais clareza do que seria da sua carreira ao terminar uma graduação, que era o principal pilar de uma vida profissional. Hoje ele sabe que durante os quatro ou cinco anos do curso, surgirão e deixarão de existir muitas possibilidades de trajetória”.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.