Google Play Services 5.0 já foi liberado e traz uma série de novidades

1 min de leitura
Imagem de: Google Play Services 5.0 já foi liberado e traz uma série de novidades
Imagem: TapTap

O pacote Google Play Services 5.0 foi apresentado pela Google na sua conferência I/O 2014, mas somente hoje começou a ser liberado gradualmente ao redor do mundo. Isso quer dizer que, em poucos dias, todos os dispositivos Android compatíveis estarão atualizados e os desenvolvedores de apps já poderão usar as novidades em suas criações.

Entre essas novidades estão dezenas de APIs para integração de aplicações com recursos nativos do sistema e externos também. Alguns dessas APIs fazem parte de um conjunto referente ao Android Wear, o que deve permitir aos desenvolvedores manterem seus apps para smartphones e para vestíveis sempre sincronizados, além de enviar notificações e outros elementos para os smartwatches com o SO da Google.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A empresa ainda incluiu um recurso chamado Dynamic Security Provider. Ele deve substituir o atual modelo de atualizações de segurança adotado pelo Android e tornar o sistema mais seguro e estável, além de facilitar a vida dos desenvolvedores. Entre outras novidades, há também APIs para a integração de apps com o Google Cast, Drive, Wallet, Analytics e Mobile Ads.

Jogos

A novidade mais esperada entre as novas APIs do Google Play Services era a relacionada à sincronização de dados de games para cada usuário do SO, isso de forma integrada ao Google Play Games. Nós já publicamos uma notícia na oportunidade do anúncio da nova Google Play Services 5.0 e você pode conferir todas as melhorias para desenvolvedores e jogadores do Android aqui.

Como a atualização está sendo feito de forma gradual, é de se imaginar que muitos usuários ainda não tenham recebido a novidade. Isso não quer dizer que você terá qualquer prejuízo em seu celular pela falta do recurso. Isso porque poucos desenvolvedores já estão usando as novas APIs e, quando eles realmente lançarem alguma coisa que poderá precisar delas, com certeza seu aparelho já estará atualizado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.