Android TV: sistema da Google para Smart TVs é oficialmente anunciado

2 min de leitura
Imagem de: Android TV: sistema da Google para Smart TVs é oficialmente anunciado
Imagem: Android TV

Um das possíveis novidades da Google I/O deste ano se confirmou nesta tarde, quando a Google anunciou em San Francisco, Estados Unidos, o lançamento oficial do Android TV, um sistema operacional dedicado a televisores e conversores inteligentes. Grosso modo, pode-se afirmar que este é um Chromecast embutido e aprimorado.

O sistema é um Android L dedicado aos televisores, renovando o antigo e descontinuado Google TV. As primeiras parceiras da Google são as fabricantes Sony, Sharp e Phillips, com todas embarcando o novo SO em seus aparelhos de TV inteligentes em 2015. Além disso, ele deve ser empregado também em conversores (set-top boxes) independentes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Este lançamento é a aposta da Google para o mercado de entretenimento caseiro, uma área já bastante povoada por set-top boxes como Apple TV, Amazon Fire TV e consoles (PlayStation, Xbox etc.). Entretanto, a companhia de Mountain View vai além dos rivais tradicionais e oferece suporte para jogos direto da TV, sem qualquer tipo de adaptor, com o Android TV.

Filmes e seriados não ficam de fora, pois, além de itens vendidos e alugados diretamente na loja Google Play, o sistema vai oferecer acesso direto a conteúdo de serviços como YouTube, Hulu e Netflix. Além de tudo isso, suporte para comandos de voz e joysticks, transmissão de conteúdo direto de tablets e smartphones e até mesmo o uso desses dispositivos como controle remoto da sua TV são outras características do Android TV.

Jogos do Android direto na TV

Pensado a fim de facilitar o acesso a qualquer tipo de entretenimento, o Android TV vai colocar na maior tela da sua casa os jogos com os quais você já brinca no tablet e no smartphone — o que, convenhamos, não é pouca coisa, visto que o mercado de jogos mobiles tem enorme potencial.

Durante o Google I/O, evento no qual a gigante da web anunciou a novidade, o diretor de engenharia do Android Dave Burke mostrou um pouco de como isso vai funcionar ao jogar o multiplayer de NBA Jam, da EA Sports. A jogatina acontecia por meio de um controle convencional conectado ao televisor — e a suporte ainda para uso de joysticks conectados via Bluetooth.

Suporte a comandos de voz

Em um mundo sem cabos, porém cada vez mais conectados, a Google pensou que pressionar botões talvez não fosse o ideal na hora de navegar e buscar mais conteúdo. Então, o Android TV tem suporte para pesquisas por comandos de voz, ideal para você encontrar aquilo que quiser ver ou mesmo descobrir outros filmes daquela atriz a que você está vendo no momento.

Reforçando laços

Durante a apresentação do Android TV, outro diretor de engenharia do Android, David Singleton, fez questão de ressaltar que esta não é uma nova plataforma, mas sim um sistema renovado, mais coerente e une de vez diversas características para facilitar o acesso das pessoas a conteúdos multimídia.

“Nós apenas estamos dando a TV o mesmo nível de atenção que telefones e tablets já têm”, afirma Singleton.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.