Google registra patente de câmeras adaptadas a lentes de contato

1 min de leitura
Imagem de: Google registra patente de câmeras adaptadas a lentes de contato

(Fonte da imagem: Reprodução/9 to 5 Google)

Embora o Google Glass sequer tenha sido lançado em escala global, a Google já parece disposta a explorar seu conceito de óculos inteligente em um nível ainda mais avançado. Recentemente, a companhia registrou um sistema que permite adicionar câmeras microscópicas a lentes de contato, opção que complementa o trabalho já realizado pela empresa nesse sentido.

Segundo os documentos registrados pela companhia, a novidade teria a capacidade de permitir que, ao olhar para um objeto, uma pessoa registrasse uma fotografia dele. A tecnologia descrita tem a capacidade de lidar com mais de uma câmera, o que pode ajudar a facilitar a vida de pessoas que sofrem com alguma espécie de deficiência visual.

Entre as situações descritas pela Google está o uso das lentes de contato por uma pessoa cega que, graças ao dispositivo, pode detectar obstáculos e desviar deles. Aliada a um smartphone, a invenção será capaz de enviar pequenos sinais sonoros a seu usuário para avisar quando é seguro atravessar uma rua movimentada, por exemplo.

Já quem possui uma visão considerada normal (20/20 ou melhor) poderia usar as lentes de contato para se tornar uma espécie de “super-herói” capaz de enxergar a longas distâncias. Vale notar que, como qualquer patente, a invenção da Google pode nunca se tornar realidade, ficando restrita somente ao campo das ideias ou dos protótipos que dificilmente chegam às mãos do público em geral.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.