A Google realizou uma doação de US$ 5 milhões para o World Wildlife Fund (WWF), que é uma instituição não governamental que luta pela preservação do meio ambiente em diversos locais do mundo. Com o dinheiro da Google, a WWF vai adquirir novos drones para realizar monitoramentos de espécies ameaçadas de extinção na África e na Ásia — tendo as primeiras missões no Nepal.

Os drones serão equipados com modernos sistemas de câmeras e localizadores, sendo ideais para a produção de mapas completos e também para o monitoramento constante — o foco está na criação de sistemas de rastreamento para encontrar caçadores e raptores de animais. A WWF afirma que nos últimos anos o número de animais mortos pela ação humana aumentou assustadoramente.

Os drones vão trabalhar em conjunto com agentes florestais que trabalham em solo para barrar o trabalho de qualquer pessoa que tente ameaçar leões, rinocerontes e diversas outras espécies ameaçadas pelas ações dos seres humanos. O grande objetivo do projeto está na interrupção das práticas ilegais que os caçadores utilizam e fazer com que as espécies possam ser mantidas no planeta.

"Por que os humanos estão matando meus amigos?" (Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

Qual é o grau das ameaças?

No Nepal — região em que os drones financiados pela Google vão agir —, caçadores matam elefantes e rinocerontes por causa do valor comercial das presas e dos chifres das duas espécies, respectivamente. Tigres também são muito desejados pelo comércio ilegal, sendo que praticamente todas as suas partes são aproveitadas em rituais — alguns povos acreditam que há propriedades mágicas nos animais selvagens.

A World Wildlife Fund será uma das beneficiadas pela doação

Já na África do Sul, a WWF afirma que o número de rinocerontes assassinados pelos homens aumentou de 13 para 588 em apenas cinco anos — o que pode assustar até os mais frios dos humanos. Com os drones, a localização de possíveis bandidos pode ser muito mais simples, o que deve ajudar as autoridades a barrarem as atividades ilegais.

Além da WWF, outras seis organizações receberão grandes quantidades de dinheiro da Google. Somente nessa primeira rodada de investimentos do programa Google Impact Award, 23 milhões de dólares serão investidos na preservação ambienteal.

Cupons de desconto TecMundo: