Que o Google é uma unanimidade, todo mundo já sabe. Porém, você realmente aproveita todas as ferramentas que o maior buscador do mundo tem para oferecer? Caso a resposta seja negativa, este artigo vai iluminar seu caminho, na procura pela “agulha no palheiro”.

Listamos a seguir as principais formas de procura no site, e também mostramos algumas das inúmeras funções de busca que o Google disponibiliza. De quebra, trazemos algumas dicas legais para quem ainda não usou por completo o Google Maps, uma ferramenta considerada indispensável por aqueles que precisam conhecer o caminho.

Fique conosco durante o mergulho pelo mundo Google e aproveite todas as opções que o gigante da internet tem para oferecer.

Relembre algumas dicas úteis

O portal Baixaki já tratou de mostrar algumas das dicas mais quentes para refinar e melhorar os resultados daquilo que você procura no artigo “Saiba procurar no Google da melhor forma”. Caso você não tenha conferido, aqui vai uma recapitulação das principais opções para deixar sua busca mais otimizada:

Palavras compostas e filtros

Procurar palavras compostas e sentenças definidas fica muito mais fácil através do uso de aspas. Ao invés de procurar a ocorrência "Baixaki" separada de "Jogos", procure "Baixaki Jogos" entre as marcas de aspas para uma busca mais pontual.

Procure utilizando aspas

Os sinais de subtração e o asterisco entre as palavras também são filtros legais na hora de procurar uma ocorrência. Com o sinal * você procura palavras que estejam em uma mesma busca, porém não necessariamente seguidas como na procura através das aspas. É o chamado "asterisco coringa" da sua procura, pois ele pode ser qualquer palavra entre as duas ou mais ocorrências da sua busca.

Asterisco em sua busca

Já o sinal de subtração faz exatamente o contrário do asterisco: com ele você procura tudo que quiser, sem as ocorrências que se encontram depois do sinal.  Isso facilita a vida de quem procura  algo, porém recebe muitas propagandas, por exemplo, em sua busca.

Mas fique esperto: para procurar o sinal de subtração, você deve inserir primeiramente aquilo que quer encontrar, depois um espaço e então colocar o sinal de subtração colado àquilo que você não quer ver na busca. Caso não seja feito assim, o buscador interpreta o sinal de “menos” apenas como um traço e mostra exatamente aqueles resultados que trazem a palavra que você quis excluir.

Símbolo de subtração para informação sem relevância

Ainda em se tratando de símbolos e busca, é possível também usar o sinal “til” para procurar palavras semelhantes ou sinônimas. Faça a busca da mesma forma daquela com o sinal de subtração, porém insira o sinal ~ para procurar palavras semelhantes.

Para criar pesquisas alternativas, insira a palavra OR (ou) entre aquelas que deseja procurar. Com isso, a pesquisa mostrará não apenas resultados de uma ou outra opção, mas o resultado de ambas, porém separadamente e não no mesmo site. Vale a pena ressaltar que é necessário usar a palavra entre aspas e o comando OR em letras maiúsculas.

Escolha opções diferentes de busca

Depois dos dois-pontos

Para procurar informações específicas, entretanto, não são apenas os filtros que ajudam na hora da busca. A utilização de palavras-chave seguidas de dois-pontos também traz bons resultados para sua pesquisa. Confira alguns usos deste tipo de pontuação:

No caso da definição de acordo com um dicionário, ela pode ser encontrada ao se utilizar a combinação “define:” (sem aspas) antes daquilo que você deseja saber do que se trata:

Opção define e dois pontos para definições do dicionário

Para criar buscas tendo em vista um site específico também é fácil. Insira a palavra "info" seguida de dois-pontos e a seguir preencha um endereço eletrônico de sua preferência para encontrar informações sobre a página específica.

Para procurar palavras dentro de um site específico, uma ótima combinação são as informações “palavra-chave+site:”. Insira, por exemplo, a palavra download em site:www.baixaki.com.br para encontrar as ocorrências que trazem no Baixaki a palavra download:

Palavra-chave mais o site para encontrar aquilo que procura

Caso você esteja à procura de links externos de algum site, insira a combinação “link:” e o site em questão para procurá-los. Já para buscar algum site apenas por seu nome, insira a combinação “intitle:” e o nome do site que procura.

Para restringir a busca às URLs do site em questão, preencha a pesquisa com a combinação “allinurl:” e encontre rapidamente aquele endereço específico.

Completando a festa, escreva em sua procura a opção “filetype:” para encontrar um formato específico de arquivo com mais facilidade, seja em PDF, DOC ou qualquer outra extensão que mais lhe agrade.

Escolha a opção para tipos de extensões diferentes

Google Instant

O Google Instant é um aprimoramento na ferramenta de pesquisa do Google que faz com que os resultados apareçam enquanto você digita. Isso quer dizer que não é necessário pressionar “Enter” ou clicar em “Pesquisar” após digitar o resultado.

Repare no vídeo abaixo como os resultados vão aparecendo instantaneamente a cada letra que é digitada. Repare também que o botão “I’m Feeling Lucky” (Estou com sorte) perde sua utilidade, já que não há tempo para pressioná-lo:

O serviço ainda está e desenvolvimento e é necessário ativá-lo neste endereço, clicando em “Try It Now”. Ele não é exatamente recomendado para usuário com conexões discadas ou lentas em geral e ainda apresenta alguns problemas, como falha no carregamento dos resultados, o que faz com que o usuário tenha que clicar em “Pesquisar”. Ele também não está disponível para quem utiliza o Google Brasil.

Google Instant Preview

Outro serviço que melhora a ferramenta de pesquisa e também deve ser ativado para começar a funcionar (neste link) é o Google Instant Preview. Ele adiciona um ícone em forma de Lupa ao lado de cada resultado das pesquisas. Ao clicar nesta lupa, você obtém uma pré-visualização do layout do site. Assista ao vídeo abaixo para entender melhor: