Google lançou sua própria plataforma IoT – e ela se chama Android Things

1 min de leitura
Imagem de: Google lançou sua própria plataforma IoT – e ela se chama Android Things

A Google acaba de trazer oficialmente sua própria plataforma para aparelhos conectados à Internet das Coisas. O novo sistema, é claro, já tem nome: Android Things.

Criado com base em sua plataforma IoT anterior – o Brillo OS, para quem não lembra –, o software adiciona uma série de ferramentas como o Android Studio, o Android SDK, o Google Play Services e o Google Cloud Platform. Tudo isso vem para dar aos desenvolvedores mais facilidade e opções para criarem APIs Android para dispositivos que utilizarem o novo sistema.

Junto a isso, a Google também está trabalhando no Weave, outra de suas principais ferramentas para o mercado IoT, com o objetivo de adicionar suporte do sistema ao Android Things. Uma vez que o Weave é uma plataforma extremamente utilizada para a conexão e interação entre aparelhos inteligentes, incluindo até mesmo linhas famosas como o Philips Hue e o Samsung SmartThings, entre muitas outras, a promessa é de que o novo sistema da empresa possa trabalhar em conjunto de vários outros eletrônicos já disponíveis.

Ainda em desenvolvimento

É importante notar que o Android Things ainda está em versão prévia para desenvolvedores. Para aqueles já interessados em começar a trabalhar em ferramentas para essa plataforma, basta clicar aqui para se cadastrar e ter acesso ao software. Atualmente, o sistema é compatível com os aparelhos Raspberry Pi 3, Intel Edison e NXP Pico.

Infelizmente, ainda não há previsão para o lançamento da versão completa do sistema. No entanto, a empresa prometeu trazer novas atualizações para o Developer Preview do Android Things pelos próximos meses, então podemos esperar muitas melhorias na plataforma pelos próximos tempos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.