Google+: comandos secretos para facilitar a navegação

2 min de leitura
Imagem de: Google+: comandos secretos para facilitar a navegação

Google+ já está conquistando os fãs de redes sociais!

Recentemente, a Google liberou para testes seu mais novo serviço online, a rede social conhecida como Google+ (lê-se Plus). O Tecmundo já teve acesso aos convites que andaram circulando pela rede e publicou uma análise da nova mania da internet.

E é claro que, quando um serviço como esse é lançado, a diversão começa: descobrir dicas, truques e atalhos para explorar ao máximo a novidade. Caso você já tenha acesso ao Google+, já pode começar a testar as dicas a seguir. Se ainda não recebeu um convite, não se preocupe: em breve você estará clicando em “+1” nos compartilhamentos de seus amigos. Portanto, não se esqueça de favoritar esta página para voltar a ela mais tarde.

Navegação e texto

  • Utilize as teclas “j” e “k” para rolar a página para baixo e para cima, respectivamente;
  • Pressione duas vezes a tecla “q” para pesquisar e adicionar pessoas ao chat;
  • Com um post selecionado, pressione Enter para habilitar a caixa de comentários. Utilize a combinação Tab + Enter para publicar o texto;
  • Ao escrever, é possível usar marcações especiais para formatação. Coloque palavras entre asteriscos (“*”) para deixá-las em negrito, underlines (“_”) para itálico e hifens (“-“) para desenhar uma linha sobre a palavra ou frase demarcada por eles. Ex: *negrito*; _itálico_ e -tachado-;
  • Para mencionar um contato no comentário ou compartilhamento, digite “@” ou “+” e, em seguida, comece a escrever o nome da pessoa. Basta então selecioná-la no menu desdobrável.

Compartilhamentos

Caso você compartilhe uma mensagem com um número pequeno de pessoas e não deseja que elas passem esse compartilhamento para frente, desabilite essa função por meio da opção “Desativar recurso Compartilhar de novo”, acessível ao clicar sobre a pequena seta no canto superior direito da publicação;

  • Clique sobre a palavra “Limitado”, ao lado da data e horário de publicação, para ver a lista de pessoas com as quais você está compartilhando a mensagem;
  • Ao enviar um post público, nenhum dos seus contatos receberá emails de notificação;
  • Caso você deseje que as pessoas de um determinado círculo sejam notificadas por email, ao escrever a mensagem, deixe o cursor do mouse parado sobre ele e habilite a opção “Notificar Círculo”.

Círculos

  • Apague um círculo para ver uma animação bem divertida. Como teste, você pode criar um círculo novo e vazio e, em seguida, clicar sobre ele com o botão direito e escolha a opção “Excluir círculo”;
  • Para excluir alguém de um círculo, basta arrastar o ícone da pessoa para fora dele;
  • Posicione o mouse sobre o nome de alguém para ver uma versão um pouco maior do avatar usado pela pessoa e adicioná-la a um círculo de maneira mais prática.

Hangouts

Converse com seus amigos pelo hangout!

  • É possível usar a função de reconhecimento de fala do Google Translate para facilitar a comunicação entre falantes de idiomas diferentes que estejam conversando pelo hangout.

Huddles

Huddle é uma funcionalidade impressionante!

  • O aplicativo do Google+ para Android tem uma das funções mais bacanas da rede. Clicando na opção “Huddle”, o usuário pode começar uma conversa com seus contatos e trocar mensagens como se fossem SMS. O histórico está sempre disponível e a praticidade é incrível. Até mesmo um alarme sonoro avisará quando você receber uma mensagem dessa forma.

Fotos

  • Depois de enviar uma foto para o Google+, você pode editá-la dentro da própria rede social. Para isso, clique sobre ela e, em seguida, escolha a opção Ações > Editar foto.
  • Clique na data e horário de publicação da imagem para ter acesso ao link permanente dela. Assim fica mais fácil compartilhá-la com amigos pelo chat;
  • Não precisa rotacionar as imagens antes de enviá-las para o Google+. No menu “Ações”, você também encontra as opções de girá-la para a direita ou esquerda.
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.