Realizado entre dezembro de 2015 e janeiro de 2016, o levantamento Ipsos The Most Influential Brands revelou que as gigantes de tecnologia são as marcas mais influentes entre os brasileiros. Liderando a lista, temos a Google, seguida por Microsoft e Facebook. Samsung e YouTube vêm em quarto e quinto lugar, respectivamente. No ano passado, a Google ostentava o terceiro lugar, enquanto a liderança era da companhia sul-coreana Samsung; Microsoft aparecia em quinto lugar.

Essas marcas superam líderes de mercado de setores como telefonia e bens de consumo, categorias extremamente populares no Brasil. Outras empresas listadas no ranking são Nestlé, Johnson&Johnson e Colgate. Além da forte presença de marcas internacionais no ranking, as brasileiras Natura e Havaianas figuram entre as 10 mais influentes.

Influência é tudo!

Steve Levy, COO da Ipsos Canadá e idealizador do estudo, afirma: “Marcas são mais que logos corporativos. Elas têm significado, personalidade, até mesmo atitudes. Quando perguntamos qual é a marca mais confiável, qual tem a presença mais forte ou qual é a mais fácil de engajar-se, a resposta pode ser pessoal. Isso ocorre porque nós, cada vez mais, nos identificamos e nos definimos por essas identidades corporativas, algo que dá a essas marcas algo que podemos medir: a influência”.

No Brasil, o levantamento ouviu 1 mil pessoas por meio de painéis online

A pesquisa é feita desde 2012 em 21 países e analisa as marcas e seu poder de influência no cotidiano e no comportamento dos consumidores. Ele avalia como as pessoas associam cada marca a um total de 57 atributos, que medem desde se uma marca faz parte do vocabulário diário do consumidor até sua relevância no dia a dia dos entrevistados. No Brasil, o levantamento ouviu 1 mil pessoas por meio de painéis online. 

Top 10 marcas mais influentes do Brasil

O que nos importa mais?

No Brasil, os principais quesitos de influência foram Liderança e Inovação, item que respondeu por 37% da composição do índice, além de Responsabilidade Social (28%) e Confiança (16%), mostrando que, na atual conjuntura, as marcas líderes são, muitas vezes, a escolha certa em um momento em que não vale arriscar. São empresas de referência que criaram um vínculo muito forte com o brasileiro.

No Brasil, os principais quesitos de influência foram Liderança e Inovação

O estudo também indica que a questão da ética ganha importância, com os brasileiros mais ativos nas discussões sociopolíticas e ambientais, usando frequentemente as redes sociais para se manifestarem. Presença (13%) e Engajamento (6%), mesmo com menor peso, também contribuem na construção de influência.

Qual é a marca que mais influencia o seu dia a dia? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: