Que a Google é capaz de saber onde estamos através do sistema de localização de nossos aparelhos, isso não é novidade para ninguém. E embora alguns paranoicos por privacidade não gostem da ideia, convenhamos que receber sugestões de caminhos para a casa com pouco trânsito, ao fim de um dia de trabalho – ou mesmo de um bar próximo, quando chega o fim da semana – definitivamente é algo bem-vindo.

Mas agora a companhia quer dar um passo a mais nessa tecnologia. Segundo o site Search Engine Land, uma melhoria, chamada “Location Aware Search”, foi apresentada pela Google na conferência SMX, em Paris. Esta promete permitir que você faça perguntas para o motor de busca sobre lugares próximos, mesmo sem especificar o nome do local, e ter respostas precisas.

Na prática, a adição deixa você fazer perguntas como “Quão alto é?”, “Qual é o nome deste lugar?” ou “Quando este restaurante abre?” e receber uma resposta normalmente. Para tal, o Google analisa pontos relevantes próximos à pessoa e traz a informação que se encaixe melhor. Assim, questionar a altura de um local faz com que o motor pesquise sobre o prédio mais alto das proximidades, por exemplo.

E se houverem dois lugares relevantes para sua questão próximos um do outro? Não se preocupe: de acordo com alguns membros do Reddit, o Google Search apenas vai trazer uma lista de possíveis pontos que se encaixam com a questão, pedindo que você especifique de qual deles está falando.

Atento ao contexto

Quer ter uma ideia melhor de como isso funciona? Então basta conferir o tweet abaixo, feito por Danny Sullivan, que mostra, em um rápido vídeo, como a ferramenta pode ser usada:

“Location Aware Search está uma ferramenta não-anunciada disponível no app do Google Search. Pergunte sobre coisas próximas sem nomear elas.”

Como comentamos semanas atrás, vale notar que sua busca também não está mais limitada apenas a trazer informações com base em sua localização. Graças ao Now On Tap, o sistema agora leva em consideração até mesmo o conteúdo que você está acessando no seu Android.

No vídeo abaixo, por exemplo, a ferramenta é usada para saber com quem um jogador, mostrado na tela do aparelho, está se relacionando atualmente. A ideia é exatamente a mesma – basta usar o “Ok, Google” e perguntar o que deseja –, e a resposta vem igualmente rápido.

Já disponível nos EUA

Gostou das novidades? Então saiba que não devemos demorar para ter o Location Aware Search conosco. Isso porque, embora não tenha anunciado a ferramenta abertamente, a adição já foi lançada para o público norte-americano; seja você dono de um aparelho Android, de um dispositivo iOS com Google Search ou de um PC com Chrome. Logo, não seria surpresa ver o software sendo disponibilizado no mundo todo, em um futuro bem próximo.

Já o Now On Tap e sua capacidade de fazer pesquisas por contexto ainda deve demorar mais um pouco para ser lançado.

Cupons de desconto TecMundo: