Instant Apps: como o Android vai rodar apps direto da web sem instalação

3 min de leitura
Imagem de: Instant Apps: como o Android vai rodar apps direto da web sem instalação

O anúncio mais interessante feito pela Google na sua I/O 2016 foi o relacionado aos Instant Apps, aplicativos que carregam instantaneamente no seu smartphone assim que você clica em um link, mesmo que você não tenha instalado esses softwares anteriormente no seu aparelho. A ideia é basicamente fazer você passar menos tempo no navegador e ter uma experiência melhor dentro de apps rodando direto no sistema.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

“As pessoas já passam mais tempo em apps nos seus celulares, mas elas ainda visitam uma quantidade maior de sites no navegador do que usam apps únicos. Nós imaginamos que a fricção em volta da instalação de apps seja o motivo pelo qual isso acontece”, explicou Michael Siliski, gerente de produto da Google para os Instant Apps.

A ideia de criar essa novidade surgiu da necessidade de eliminar essa fricção, que é basicamente a relutância das pessoas em instalar um app. Elas podem achar que não vão precisar mais daquilo depois de usarem uma vez ou mesmo que não existe um app para determinado serviço e continuarem acessando-o através do navegador.

Tudo o que você vai precisar para acessar um Instant App será clicar em um link

Quando eles estiverem disponíveis, tudo o que você vai precisar para acessar um Instant App será clicar em um link de um site que tenha o recurso ativado na Google Play. Em vez de iniciar o navegador para acessar o endereço, seu smartphone Android vai identificar automaticamente que existe um módulo de Instant App para aquilo. Ele fará o download e executará o código como se fosse um app normal.

Por exemplo, se você receber um link de uma notícia do TecMundo pelo WhatsApp e clicar nele, você poderá consumir o conteúdo através do nosso app mesmo que não tenha feito a instalação dele anteriormente.

Você só baixará o código necessário para abrir aquela tela

Isso porque a aplicação estará compartimentalizada na web, e você só baixará o código necessário para abrir a tela de leitura de notícias. Ou seja, tão rápido quanto acessar uma página na internet. Assim que você tocar no botão de voltar, aquilo será eliminado do dispositivo.

Falando nisso, a Google vai limitar o tamanho que cada módulo poderá ter. Eles estão pensando atualmente em “alguns poucos MB”, mas a ideia é que isso nunca ultrapasse o tamanho de uma página web correspondente. Dessa maneira, a velocidade de download será a mesma e o carregamento, mais rápido.

O lado do desenvolvedor

Segundo Michael Siliski explicou ao TecMundo durante a Google I/O 2016, os desenvolvedores de apps só precisarão dedicar cerca de um dia de trabalho para compartimentalizar seus aplicativos no padrão dos Instant Apps.

Por enquanto, a Google só está trabalhando com alguns poucos parceiros, mas isso deve chegar à comunidade geral de desenvolvedores em breve. Até o fim de 2016, a Gigante das Buscas espera disponibilizar a experiência para o usuário final. Aparelhos com Android Jelly Bean ou com versões mais atuais do Robô serão compatíveis.

Aparelhos com Android Jelly Bean ou com versões mais atuais do Robô serão compatíveis

Vale lembrar também que essa iniciativa é focada em aumentar o número de instalações através da Google Play. Isso porque a pessoa pode acessar um Instant App e gostar muito da experiência que teve. Nesse caso, cada desenvolvedor escolherá onde na tela inserir um botão de “Instalar”, que fará o download do aplicativo completo no aparelho do usuário ali mesmo.

Por fim, não haverá nenhuma limitação à monetização dos aplicativos, e tudo vai continuar como é hoje no novo modelo, mas só apps gratuitos poderão ser adaptados. Infelizmente, esses Instant Apps não vão funcionar no Chrome OS quando ele receber a atualização que o tornará compatível com apps do Android. Entretanto, isso pode mudar no futuro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.