O serviço de armazenamento em nuvem da gigante das buscas, o Google Drive, está prestes a ganhar algumas funções adicionais em suas versões para dispositivos móveis. As novidades incluem recursos interessantes tanto para a variante do Android quanto para a do iOS, envolvendo comandos de voz, conteúdos de apps de terceiros e integração com o My Maps, nova ferramenta de mapas customizados da empresa de Mountain View.

Após a atualização, os usuários do Drive para o sistema do robozinho verde poderão buscar por arquivos em sua conta usando comandos de voz a partir do aplicativo de buscas, bastando começar com o habitual “Ok, Google”, dizer o nome do que quer encontrar e acrescentar “no Drive” ao final da frase. Um exemplo válido seria falar “Ok, Google. Busque carta de fim de ano no Drive”.

Exclusivamente no aplicativo do Google Drive para o sistema da Apple, os usuários ganham agora a capacidade de fazer o upload de conteúdos vindo de outros aplicativos em seus iPads e iPhones. Por fim, tanto os usuários do Android quanto os do iOS poderão acessar e compartilhar mapas customizados que criarem usando o serviço My Maps da gigante das buscas – mas ainda será necessário usar o app de PC para fazer seus mapas.

Embora as novidades já estejam disponíveis no sistema operacional móvel da Maçã, é preciso ressaltar que a atualização só deve chegar ao SO do robozinho verde “por volta da semana que vem” – portanto por enquanto não adianta ir tentar abrir arquivos com comandos de voz. Enquanto isso, o Gmail também recebeu um a novidade relacionada ao Google Drive, que detalhamos a seguir.

Integração melhorada

Até pouco tempo, usuários do serviço de email da gigante das buscas que quisessem compartilhar arquivos do seu Drive eram forçados a enviá-los na forma de links inseridos no corpo das mensagens. Ainda que isso seja bastante prático, é fato que seus remetentes perderiam o acesso ao item em questão caso você o deletasse de sua conta, o que poderia ser um problema em alguns casos.

Agora, já é possível enviar arquivos diretamente do seu Google Drive na forma de anexos do Gmail, bastando para isso clicar na opção “Inserir como Anexo” na sua conta do serviço de armazenamento. Dessa forma, os itens compartilhados são salvos na conta de email do destinatário, evitando que sejam perdidos caso você resolva limpar seu Drive.

Cupons de desconto TecMundo: