Google Chrome: como silenciar abas chatas e barulhentas

1 min de leitura
Imagem de: Google Chrome: como silenciar abas chatas e barulhentas
Imagem: Ubuntued

Já faz algum tempo desde que a Google implementou um recurso bastante útil em seu navegador Chrome: uma discreta indicação em forma de ícone que avisa qual aba aberta no browser está reproduzindo áudio.

Isso pode só parecer um detalhe bobo para a maioria das pessoas, mas é de grande ajuda quando você está com dezenas de guias abertas simultaneamente, alguma delas começa a fazer um barulho indesejado (como a reprodução de uma propaganda em vídeo) e você não sabe exatamente em qual delas está localizada a origem do incômodo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O que muitos não sabem é que a Google está “escondendo” a maior parte do poder de tal funcionalidade tão querida por seus usuários. Desde algumas versões atrás, o navegador também é capaz de silenciar instantaneamente a aba barulhenta caso o usuário clique no ícone/indicador supracitado. Esse recurso, porém, precisa ser ativado dentro de um menu escondido de configurações avançadas do browser.

Passo a passo

É bem fácil ativar essa funcionalidade do Google Chrome, e, mesmo que esteja sendo escondida pela própria Google, ela funciona muito bem e é extremamente prática. Para usá-la, digite chrome://flags/#enable-tab-audio-muting na barra de endereços do navegador.

Logo no topo da página que se abre você visualizará o campo “Ativar controle de interface do usuário de silenciamento de áudio da guia”. Como informado nesse mesmo campo, o recurso funciona em todas as versões do navegador: Mac OS X, Windows, Linux e Chrome OS. Clique em “Ativar” e reinicie o browser.

A funcionalidade estará funcionando normalmente na próxima vez que você abrir o programa. Para testá-la, abra uma guia qualquer que contenha som (como um vídeo no YouTube) e passe o mouse em cima do ícone que indica a emissão de áudio naquela aba. Ao clicá-lo, a página será silenciada imediatamente (note que o ícone agora é sobreposto por um símbolo vermelho). Para fazer com que a aba volte a emitir som, basta clicar novamente no ícone.

Outra forma de silenciar uma guia incômoda é clicando nela com o botão direito do mouse e selecionando a opção “Desativar som da guia”, que surgirá logo abaixo da clássica opção “Liberar guia”. E então, gostou da nossa dica? Agora ficou muito mais fácil se livrar das abas chatas e barulhentas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.