Como criar grupos de abas no Chrome

1 min de leitura
Imagem de: Como criar grupos de abas no Chrome

Todos sabem que o Chrome é um concorrente de peso na atual guerra dos navegadores. E cada vez mais a Google está trazendo inovações para os seus usuários, de maneira a deixar o browser ainda mais atrativo e acrescentar diferenciais de peso em suas funcionalidades. O agrupamento das abas abertas recentemente em uma nova guia já foi uma das suas grandes inovações.

Agora, o Chrome, em sua versão Beta do navegador, também permite que o usuário reúna aplicativos e páginas em grupos. Isso facilita em muito a organização dos itens, além de economizar tempo na hora de encontrar os itens desejados. Abaixo, preparamos um pequeno tutorial ensinando como criar grupos no Google Chrome.

Criando os grupos

O processo de criação é realmente simples. Ele funciona tanto para aplicativos quanto para páginas que estejam entre os itens visitados recentemente ou favoritos. Para começar, abra uma nova aba. Em seguida, “clique e arraste” a miniatura desejada até o canto inferior da página do Chrome.

Nova aba no ChromeVeja que o navegador cria uma “barrinha” e ela é realçada com a cor cinza.

Arrastando uma miniatura até o centro inferior

No instante em que a barra é realçada, tudo o que você precisa fazer é soltar o item que você deseja acrescentar. Caso aconteça de você colocá-lo no lugar errado, é preciso repetir o processo para inserir o elemento no local correto. Para apagar um elemento inserido em um grupo por engano, basta acessar a categoria e clicar no “X” que aparece no canto superior direito da miniatura (ao passar o mouse).

Veja que em um primeiro momento o grupo permanece sem nome. Para adicioná-lo, basta um clique duplo no espaço abaixo da barra que o representa. Feito isso, veja que o local se torna um campo para a edição e basta digitar a palavra desejada.

Digitando o nome para o grupoProntinho! O seu grupo está criado. Para criar outro, basta repetir o processo, “soltando” os itens em uma barra diferente. Se você quiser apagar um grupo, é preciso excluir todos os elementos dele e atualizar a página do navegador.

Vale lembrar que esta dica está disponível apenas para a versão Beta do navegador. Ela ainda não está presente na versão final.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.